Educação

Alunos do Colégio Dom Bosco ganham prêmios com educação exponencial

Em um ano atípico e difícil para a educação, estudantes se destacam em eventos regionais e nacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Cada vez mais observamos acontecimentos inesperados desencadearem crises locais, regionais e mundiais, que desafiam a ciência, os governos e as pessoas em geral. Exemplo disso, este ano, a pandemia mundial do novo coronavírus, apontado como uma das piores, senão a maior crise da humanidade. Esses fenômenos inesperados são estudados pelo autor e professor Nassim Nicholas Taleb, em seus diversos livros, entre os quais o bestseller “A Lógica do Cisne Negro”, na qual defende que se está cada vez mais à mercê do inesperado. A estes acontecimentos inesperados (porém cada vez mais comuns) o autor dá o nome de Cisne Negro. Segundo ele, um evento do tipo Cisne Negro é aquele que apresenta três características: é imprevisível; ocasiona resultados impactantes e, após a sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.

Para enfrentarmos melhor esses acontecimentos e as disrupções econômicas, sociais e tecnológicas de um mundo em constante mudança e com sucessivos Cisnes Negros, Taleb aponta para a necessidade das pessoas não mais se limitarem a aprender conteúdos específicos, mas adquirirem sabedoria e competências múltiplas, em diversas áreas do conhecimento. E exatamente esse modelo seguido pelo Colégio Dom Bosco em sua proposta de educação exponencial, que visa preparar não somente alunos aptos a aprovações em exames, mas, acima de tudo, seres humanos críticos, inovadores, questionadores e sensíveis para resolver problemas e propor soluções que melhorem a sociedade na qual estão inseridos.

Neste ano tão atípico, a educação não parou no Dom Bosco, pelo contrário. A escola, cuja missão é impactar o mundo por meio da educação, mostrou na prática como transformou o isolamento social vivido por alunos e professores em um rico momento de aprendizagem e inovação.

Além de todo o conteúdo programado; alunos e professores foram desafiados a irem além, para enfrentar a pandemia. E o resultado foram materiais inovadores desenvolvidos pelos alunos que dentro das aulas do Laboratório Maker.

O aprendizado da ciência e da tecnologia resultou em diversos projetos práticos, a exemplo de materiais como máscaras e protetores de orelhas que foram confeccionados pelas turmas e doados aos profissionais da área de saúde de hospitais da rede pública de São Luís.

E o mais importante, competências emocionais foram desenvolvidas pelos discentes, criando um ativo de resiliência e maior controle emocional, insumos que serão determinantes para o sucesso desses futuros profissionais nesse novo mundo tão incerto.

[e-s001]Destaques
E a excelência acadêmica do Colégio Dom Bosco também tem se revelado ao longo do ano, em eventos externos regionais e nacionais, nos quais os alunos da escola participam e se destacam. Exemplo disso foi a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Caroline Moreira de Souza, que ficou em segundo lugar no Concurso de Redação promovido pela OAB-MA; e que teve como objeto de estudo As Três Décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e como tema “A Gravidez Precoce em Questão no Brasil: O que fazer diante desse problema?”.

Para a correção dos textos, foram considerados os seguintes aspectos: Modalidade Escrita Formal em Língua Portuguesa, Compreensão da Proposta de Redação, Seleção e Organização dos Argumentos, Construção da Argumentação, Proposta de Intervenção, além de outros critérios relacionados à Situação do Texto, especificados no edital.

Caroline fez 960 pontos e vai ganhar um telefone celular como prêmio. “Esse foi um tema muito importante de ser discutido e, para mim, foi uma experiência maravilhosa ter participado desse concurso pois pude dividir meus conhecimentos sobre essa questão e ainda medir minha habilidade com outros concorrentes. Agradeço todo o apoio que recebi da minha escola e dos meus pais, todos me estimularam muito nesse processo”, disse a aluna premiada.

O professor de Redação do Dom Bosco, Thiago Ericeira, ressalta a importância do ato de escrever para a vida, e que envolve o desenvolvimento de diversas habilidades comunicacionais. “Quem escreve bem também fala bem, sabe articular e defender suas ideias e até como cidadão pode defender melhor os seus direitos básicos. Isso tudo é praticado e aperfeiçoado nos alunos com o texto escrito e para nós é sinal de muito orgulho ver o desempenho brilhante da Caroline nesse certame”, disse o professor.

Outro destaque recente, desta vez duplamente premiada, foi da aluna da 3ª série do Ensino Médio, Alice Silva Cutrim, que recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Inglês, além de ter sido classificada entre os Top 10 na XII Olimpíada de Matemática FZEA, realizada pela USP.

[e-s001].

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.