Ensino

Complexo educacional prepara o aluno para situações do cotidiano

Dom Bosco Exponencial é formado por dois blocos, com salas de aula, biblioteca e oficinas de arte; metodologias ativas objetivam incentivar os alunos para que aprendam de forma participativa, a partir de problemas e situações reais

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]Preparar o jovem para lidar com situações do seu cotidiano, ser capaz de resolver problemas reais, utilizando as metodologias ativas de aprendizagem como alicerce para conectar conteúdos aos seus interesses. Com esse propósito, foi inaugurado o Dom Bosco Exponencial, em São Luís, na noite desta quarta-feira, 27. O complexo é formado por dois blocos, interligados por passarelas. Para este projeto, o Grupo Dom Bosco fez convênios internacionais, como um com Cingapura, conhecida como “Pérola da Ásia”, para o ensino avançado e aplicado da Matemática.

A inauguração do complexo, que fica Avenida Colares Moreira (Renascença II), aconteceu por volta das 19h, com a presença de alunos, pais e outros convidados. Música ao vivo animou as pessoas, que percorreram os vários setores do edifício, projetado pela renomada empresa de arquitetura Gensler, que possui escritórios em diversas partes do mundo. O evento foi marcado pelo oferecimento de um coquetel, com alimentos e bebidas escolhidos para satisfazer quem compareceu à solenidade.
[e-s001]
Após o descerramento da placa, na entrada do complexo, os representantes do Grupo Dom Bosco discursaram, momento em que explicaram o projeto pedagógico aos convidados. Segundo Ceres Rodrigues Murad, reitora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), a escola é baseada nos conceitos de inovação, responsabilidade social e comprometimento com o ensino. “É um ambiente de alta complexidade em termos de equipamentos e metodologias de aprendizado, que são multidisciplinares. O aluno terá todo o acompanhamento do corpo docente, com relação ao seu progresso cognitivo, social, profissional e acadêmico”, esclareceu.

Conforme a reitora, o edifício é composto por dois prédios. O da direita abriga as salas de aula, que são sofisticadas e adaptadas para as metodologias ativas. O da esquerda contém os laboratórios, a biblioteca e as oficinas de arte. “O ambiente foi planejado para que o aluno se torne o protagonista da aprendizagem, para que se torne um adulto capaz de lidar com qualquer situação, para que domine determinadas competências e para que possa detectar suas dificuldades, a fim de superar as limitações e conquistar as metas que estabelecer”, pontuou Ceres Murad.

[e-s001]Local de aprendizado
A diretora do Grupo Dom Bosco, Elizabeth Rodrigues, enfatizou que as metodologias ativas e a personalização do ensino são o foco desse projeto pedagógico. Como explicou, cada estudante terá um mentor, que o acompanhará desde o início da sua trajetória escolar até o fim dessa fase. “Dessa forma, eles podem se desenvolver plenamente. A escola foi projetada e construída para esse tipo de trabalho. Isso é um diferencial, porque o mundo evolui, ou seja, ocorrem mudanças o tempo todo. Então, os jovens precisam estar preparados para essa realidade”, frisou.

Ela frisou que todos os ambientes do Dom Bosco Exponencial são locais de aprendizado. Isso significa que o ensino não está restrito somente as salas de aula. Os próprios corredores do prédio foram idealizados para serem incubadoras. “Ali, os alunos poderão desenvolver seus projetos, levantar hipóteses, discutir e refletir sobre o que construíram. Essa ideia mostra o quanto nos preocupamos com a cognição, as emoções, os laços sociais, a interação e a formação dessas crianças e jovens. Isso vai influenciar diretamente no futuro deles”, assinalou a diretora-geral.

Mentoria e formação
O Dom Bosco Exponencial abriga uma proposta pedagógica minuciosamente planejada pelo grupo e seu corpo docente. A equipe do escritório Gensler esteve em São Luís para que pudesse projetar os prédios, conforme a idealização. “Eles vieram aqui para ver como a gente trabalha, para construir um ambiente que se comunicasse, de fato, com nossa forma de trabalhar o ensino”, destacou Raíssa Murad, diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco.
[e-s001]
Essa forma de trabalhar, como se expressou Raíssa Murad, está direcionada à formação de pessoas capazes de resolver problemas inéditos, sempre de maneira colaborativa, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, usando a arte e a tecnologia como ferramentas. Desse modo, o Dom Bosco Exponencial vai beneficiar os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Dentro dessa abordagem, existe a ideia da mentoria.

“Os alunos têm uma mentora, com encontros mensais. Há o estabelecimento de metas, de acordo com suas habilidades. Tipo: o que você quer potencializar, quer melhorar, quer superar alguma dificuldade. É feito um trabalho com as famílias desses alunos, para que estes possam se desenvolver e atingir as metas desde cedo. Eles têm que atingir e saber controlar. É um olhar individualizado para um”, explicou Raíssa Murad.

Esse ponto é importante, na avaliação de Isabella Rodrigues, diretora-geral Educacional do Grupo Dom Bosco, porque estimula a curiosidade e o espírito empreendedor do aluno. “É um espaço idealizado e erguido a partir de conexões internacionais que fizemos. É uma proposta inovadora e exponencial. Esse projeto arquitetônico, essa maravilha de design, agrega uma metodologia avançada em termos de ensino/aprendizagem”, comentou ela.
[e-s001]
Diretora Geral de Gestão do Grupo Dom Bosco, Rebeca Rodrigues, frisou que o projeto já estava em implantação no decorrer deste ano. Nesse período, o sucesso das metodologias ativas ficou evidente. “Hoje, estamos comemorando a inauguração do complexo, do edifício, que contém dois blocos. As salas de aula já funcionaram neste ano. Como o ambiente é multidisciplinar, os resultados para os alunos são indiscutíveis”, ressaltou.

O ambiente
O complexo pedagógico possui salas de aula apropriadas para diversas abordagens, como Peer Instruction, GVGO, Hands On e Cases. A ideia é que os alunos coloquem a mão na massa e explorem novos horizontes. Em todas as salas existem quatro frentes, com uma grande janela de vidro, cuja superfície pode ser utilizada para escrita. Esses cômodos têm amplitude de 360º. As mesas e cadeiras, que têm design diferenciado, são confortáveis.

O ambiente foi planejado para que o aluno se torne o protagonista da aprendizagem, para que se torne um adulto capaz de lidar com qualquer situação”Ceres Murad, reitora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

A biblioteca é uma obra de arte. O local foi projetado para oferecer conforto aos alunos, que podem se deitar em almofadas distribuídas no piso. As estantes possuem uma variedade de livros, de autores nacionais e internacionais. Durante a inauguração do Dom Bosco Exponencial, as crianças se divertiram quando manusearam os materiais didáticos disponíveis para consulta e estudo.

“Essas metodologias são ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Tudo isso favorece o aprendizado, porque os alunos participam desse processo de maneira ativa. Constrói-se um conhecimento a partir das tecnologias disponíveis. Tudo pode ser trabalhado nesse complexo educacional. Pode ser Peer Instruction, onde os professores e alunos podem atuar em grupos ou em duplas. Pode ser em Cases, que são casos reais. Pode ser com a robótica. Enfim, desenvolvem-se rotinas de pensamento. A escola foi inteiramente pensada e construída para essas abordagens inovadoras”, salientou a diretora do Grupo Dom Bosco, Elizabeth Rodrigues.

METODOLOGIAS ATIVAS

As metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e professor. O discente passa, então, a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento. Um dos propósitos é fazer com que as
crianças e jovens aprendam por meio da resolução colaborativa de desafios.

Ao explorar soluções dentro de um contexto específico de aprendizado, que pode utilizar a tecnologia e/ou outros recursos, essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante uma situação. Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado.

Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência. Isso significa que essa abordagem pode contribuir com o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva, como da socioemocional dos discentes.

Os alunos aprenderam a lidar com problemas devido ao trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexas, na escola e na vida foram dos ambientes de ensino. Os estudantes desenvolvem, nesse sentido, mecanismos importantes para que exponham sua opinião e respeitem os pensamentos diferentes. O professor atua como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o jovem a buscar as resoluções por si só.

O docente tem o papel de intermediar nos trabalhos e projetos, além de oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento, estimulando, assim, a critica e reflexão nos jovens.

Complexo educacional prepara o aluno para lidar com situações do cotidiano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.