COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
CASSAS em sarau literário na noite paulistana
CASSAS em sarau literário na noite paulistana
O livro “Mulheres da Advocacia Criminal: temas atuais de Direito e Processo Penal”, que será lançado no Rio, conta com a participação da advogada maranhense Olívia Castro, autora do artigo “Execução Penal à luz da Metodologia Apaqueana”
O livro “Mulheres da Advocacia Criminal: temas atuais de Direito e Processo Penal”, que será lançado no Rio, conta com a participação da advogada maranhense Olívia Castro, autora do artigo “Execução Penal à luz da Metodologia Apaqueana”

Cassas e o retorno à Ilha
Maio, mês que traz pra nós a regência do amor, das flores, das tradições dos casamentos e nascimentos, da celebração da Virgem Maria, este ano ganhará também espaço destacado para a poesia.
O poeta Luis Augusto Cassas, lançará simultaneamente, no dia 4 de maio, sábado, três novos livros de poemas, ainda não conhecidos do público maranhense: “Paralelo 17”, “A Pequena Voz Interior & Outros Comícios do Vento” e “Maria, A Fortaleza Sutil que Vence toda Força”, editados pela Penalux, de São Paulo, onde reside nos últimos anos.
Um sarau com personalidades da cena cultural maranhense enriquecerá as modulações da poesia de Cassas, dando voz às cores e aos tons de sua biodiversidade lírica. A escolha dos nomes está em andamento. O lançamento será realizado na Livraria Amei, no São Luis Shopping, local badalado da nossa literatura.
Após seis anos afastados da temporada de lançamentos (o último foi em 2013, quando de “A Poesia sou Eu”, sua Poesia Reunida, agregando vinte livros de poemas), Cassas retorna, imprimindo a luminosidade sutil e resiliente das novas faces do verbo.
Como pode ser lido em “O Mestre do Não Fazer”: “Jamais construí caminhos filosóficos/ casas de tijolos amarelos/ institutos de sabedoria/ nuvens descalças/ nem adestrei pumas para reverenciar cerejeiras/ Mas o vento em sua dança de sopro e arrebentação/ lançou palavras e fragmentos de letras/ que arrumei nas páginas em branco/ com a ajuda das varetas de caule de milefólio de I Ching.”
E arremata o poeta: “concluído estava o não trabalho/ e falaram as estações:/ não tema ficar só e retirar-se do mundo/ e quanto eu menos fazia/ mais o vento soprava/ e os poemas se desenhavam”.

Alcântara 1
Agora é pra valer. Estados Unidos e Brasil bateram o martelo ontem sobre a assinatura do acordo de salvaguardas tecnológicas para o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O acordo vinha sendo costurado nos bastidores nos últimos dois meses pelas equipes dos dois países e, após revisão do texto final nos próximos dias, deve ser assinado semana que vem durante visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.
De acordo com o documento, a base espacial de Alcântara será finalmente utilizada para o lançamento comercial de satélites, mísseis e foguetes.

Alcântara 2
Vale lembrar que parceria semelhante foi assinada entre os dois países em 18 abril de 2000,
mas em 2002 o Congresso brasileiro rejeitou-a alegando ameaça à soberania nacional.
Pelo acordo de 2000, conforme relatório técnico dos parlamentares, os Estados Unidos teriam “o direito” de controlar áreas restritas dentro
da base de Alcântara.
Para entrar nessas áreas, qualquer brasileiro, inclusive o presidente da República, dependeria de autorização prévia dos norte-americanos.

Alcântara 3
As negociações entre Estados Unidos e Brasil foram interrompidas quando, em 22 de agosto de 2003, uma grande explosão seguida de incêndio na plataforma de lançamento de Alcântara destruiu o foguete VLS-1 e provocou a morte de 21 técnicos
civis envolvidos no programa
espacial brasileiro.
Dezesseis anos depois o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas volta a entrar na pauta de prioridades do Palácio do Planalto.
E deve ser o trunfo, ou seja, uma medida concreta, que Bolsonaro leva na bagagem como mimo ao presidente Donald Trump.

Vícios de construção
O clima é de revolta entre proprietários de salas comerciais no edifício Lagoa Corporate, situado na entrada da Península da Ponta d’Areia.
É que as chuvas estão
provocando infiltrações graves em vários escritórios, a maioria
deles recém instalados.
Entre os escritórios, estão
algumas respeitadas bancas de advocacia da cidade, que já se articulam para uma ação judicial contra vícios primários de construção.

O andarilho
“Volta ao mundo de muletas” é o nome da exposição de fotografias que Luiz Thadeu abre esta semana na área de eventos do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.
Além da mostra com belas imagens, Thadeu será homenageado pela Infraero com uma placa contendo a seguinte mensagem:
“Deste aeroporto, partiu para o mundo Luiz Thadeu Nunes e
Silva, engenheiro agrônomo, andarilho e sonhador, que superou suas limitações, deu asas aos seus sonhos e pisou com muletas
em mais de 130 países em todos os continentes da terra”.

Benedicto se lança na poesia
O escritor Jozias Benedicto, que venceu o prêmio de literatura maranhense no ano passado na categoria conto, terá o seu primeiro livro de poesia publicado
ainda este ano. Ele foi um dos escritores escolhidos pela editora Urutau para uma série no gênero poesia. Ao lado de
Benedicto estão Maíra Ferreira, Tatiana Pequeno, Rômulo Barbosa, Vinicius
Gusmão e Aline Miranda, entre outros.

Março Lilás
O período é da campanha “Março Lilás”, de alerta para o câncer de colo de útero. A programação alusiva no Hospital de Câncer do Maranhão está em andamento. A abertura aconteceu ontem, no Ambulatório, com a presença do diretor clínico da unidade, Dr. Stênio Roberto Santos. Houve distribuição de brindes, apresentação do grupo de canto coral “Canta Geral” e café da manhã.
Amanhã, haverá vacinação contra HPV, com distribuídas de 100 senhas, tendo como público-alvo filhos de funcionários e de acompanhantes. A programação inclui ainda entrega de chocolates para crianças vacinadas, blitz nas recepções e entrega de panfletos, preservativos e brindes, das 8h às 17h. No dia 21, a programação terá continuidade, com a presença de autoridades.

TRIVIAL VARIADO

O cearense Moisés Souza de Sá Costa, que ontem tomou posse como juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão, é o primeiro
magistrado a ingressar na carreira neste Estado em 2019. A solenidade foi no gabinete do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, foi lançada, no fim de semana, mais uma edição da Campanha da Fraternidade. Centenas de fiéis participaram do evento, que ressaltou a importância do combate às desigualdades.

Há 194 anos, nascia Maria Firmina dos Reis, maranhense considerada primeira mulher romancista do Brasil. O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão organiza um evento em comemoração ao aniversário da escritora.

Na Academia Viva Água, a homenagem às mulheres, na última sexta-feira, foi marcada por atividades físicas, com um “aulão” temático exclusivo para as alunas e sessão de hidroginástica, comandada pela professora Máxima Castro.

Em parceria com o Rio Anil Shopping, a Terra Zoo inaugurou o primeiro Pet Park fixo de São Luís, um espaço para o lazer de cães
com entrada gratuita.

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher na Procuradoria Geral do Estado foram marcadas, entre outras coisas, pela abertura da exposição de arte “Vernissage Mulheres – Sentimentos e Poesia”, com trabalhos voltados para a temática feminina e produzidos por mulheres.

Os quadros, que poderão ser conferidos até o dia 5 de abril, estão espalhados pelos corredores e outras dependências da Procuradoria. A programação se estenderá ao longo desta semana, com palestras e serviços na área de estética, por exemplo.

DE RELANCE

Advocacia feminina
Na próxima quinta-feira, dia 14, será lançado no plenário da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, o livro “Mulheres da Advocacia Criminal: temas atuais de Direito e Processo Penal”, organizado pela advogada carioca Wanessa Ribeiro. A publicação possui 19 artigos escritos só por mulheres, um marco na advocacia brasileira. A única maranhense participante da obra é a advogada Olívia Castro, autora do artigo “Execução Penal à luz da Metodologia Apaqueana”.

Advocacia feminina 2
Olívia Castro é presidente da Comissão Estadual da Advogada Criminalista da Abracrim-MA, diretora da Comissão Brasileira das Advogadas Criminalistas (CBAC) e sócia do escritório Guilhon e Amorim Advocacia e Consultoria. Vale destacar que a metodologia da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) abordada no artigo propõe a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena.

Semana da Justiça
O Poder Judiciário está promovendo, em todo o Brasil, a 13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O objetivo é estimular o enfrentamento à violência contra a mulher. No Maranhão, o evento é organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça. A iniciativa conta com a participação de juízes e servidores de diversas comarcas.

Musical no teatro
O espetáculo High School Musical Brasil, produzido e realizado pela Oficina de Interpretação SLZ, está de volta numa segunda temporada e com novidades. Quem não o assistiu em fevereiro, terá mais uma oportunidade. O musical viajará em turnê por São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de abril. No entanto, antes, será apresentado no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, nos dias 15 e 16 deste mês. O elenco é composto por adolescentes e jovens maranhenses. A direção e coreografia é da bailarina Carol Marcondes, de São Paulo, que já trabalhou na Broadway (EUA).

Anais do Seminário
Na próxima sexta-feira, dia 15, na Antiga Sede da Faculdade de Direito do Maranhão, serão lançados os Anais do Seminário do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão. O Pe. João Dias Rezende Filho participou do Seminário em abril de 2018 e teve dois artigos publicados nos Anais: Domingos Perdigão e a Faculdade de Direito do Maranhão e Cemitério: Um museu a céu aberto?. Está prevista uma palestra do advogado e acadêmico Alberto Tavares Vieira da Silva. O convite oficial é feito pelo Dr. João Batista Ericeira, presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e organizador do Seminário realizado no ano passado.

Thaynara OG
O GNT exibe a partir do dia 13 de março, a série “Criadoras do Brasil” no IGTV do @gnt, comandada por Thaynara OG. A cada semana, a mais famosa digital influencer do Maranhão apresenta a história de uma mulher que criou seu próprio negócio a partir do Instagram. A série tem seis episódios, cada um com duração média de seis minutos, e é uma parceria com a ONU Mulheres em apoio ao “Eles Por Elas”, movimento mundial de conscientização da importância do empoderamento feminino e da igualdade de direitos entre homens e mulheres. A primeira empreendedora a bater um papo com Thay é Joanna Cariello, fundadora da loja Nama, pioneira na produção com impressoras 3D no Brasil, que tem todos os produtos divulgados pelo perfil @lojanama no Instagram.

Para escrever na pedra:
“Todas as mudanças, mesmo as mais almejadas, têm sua melancolia. Porque aquilo que deixamos para trás é uma parte de nós mesmos, e devemos morrer para uma vida antes que possamos entrar em outra.”De Anatole France, escritor francês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.