Diego Massette, empresário e Rei Momo

Coroado o rei que comandará a folia em São Luís

Ele vai comandar a Corte Momesca e terá a missão de levar alegria para os bailes, blocos e desfiles durante o Carnaval 2019 em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Diego Massette, 32 anos, estreia na folia momesca de São Luís
Diego Massette, 32 anos, estreia na folia momesca de São Luís

SÃO LUÍS - Ele é gigante: 1,89 de altura e pesa 143 kg. Alegre, educado e muito tranquilo, o empresário do ramo de festas Diego Massette, 32 anos, é marinheiro de primeira viagem no banquete da folia momesca de São Luís. Eleito Rei Momo no último fim de semana, durante disputa acirrada no Largo do Desterro, o pernambucano conquistou a simpatia dos jurados ao mostrar muito samba no pé e alegria no coração.

Ao todo, 15 candidatos inscreveram-se ao concurso organizado pela Prefeitura e Diego Massete conta que nem acreditou na vitória. “É muita felicidade. Foi uma alegria incomensurável. Agora, vou caprichar para mostrar muita descontração e samba no pé. E levarei uma mensagem de responsabilidade”.

Diego quer fazer bonito na programação que terá de cumprir a partir de agora. No dia 1º de março, ele receberá, simbolicamente, a chave da cidade das mãos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Estou na expectativa e bastante tranquilo, pois sei que corresponderei ao posto a mim confiado. Estou acostumado a pegar no pesado e a ficar de pé por várias horas, já que trabalho com fabricação e entrega de salgados para festas. Na folia, então, será um grande prazer”, afirma.

O empresário Diego Massette em ação
O empresário Diego Massette em ação
Vou caprichar para mostrar muita descontração e samba no pé. E levarei uma mensagem de responsabilidade”

Agenda

Casado e pai de dois filhos, Diego Massette aguarda a confecção das duas fantasias que usará ao longo da temporada. Morador do bairro Cohatrac, ele cumprirá uma agenda recheada de festas, entre bailes, blocos, cortejos, participações em desfiles de agremiações e por aí vai.

Neste fim de semana, por exemplo, vai estrear na Feijoada do Marujo, tradicional baile realizado no Iate Clube de São Luís. E pontificará ao lado da rainha eleita, Itayanna Abreu Santos, e das princesas, Lucimar Barros e Marlete Soares. O grupo terá a função, entre outras coisas, de levantar a bandeira do entrudo e estimular a paz nos cortejos e afins.

O samba, segundo Diego, acompanhará ele o tempo inteiro, até o término da festa. O último compromisso deverá ser no encerramento da programação oficial da Passarela do Samba, no Anel Viário. A bordo de uma van destacada especialmente para transportar os integrantes da Corte, o Rei Momo seguirá em sintonia com os outros personagens, com sorriso no rosto, coroa na cabeça e cetro em uma das mãos. Precisará fazer jus ao personagem da mitologia grega que se tornou tradição na festa mais popular do Brasil.

Massette com a rainha e princesas do Carnaval em São Luís
Massette com a rainha e princesas do Carnaval em São Luís
Sei que corresponderei ao posto a mim confiado. Estou acostumado a pegar no pesado e a ficar de pé por várias horas, já que trabalho com fabricação e entrega de salgados para festas. Na folia, então, será um grande prazer”

SAIBA MAIS

Origem da tradição
O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.

Como é o rei Momo atual
O rei Momo deve ser uma pessoa que goste muito de carnaval e de preferência gordo. Deve ser animado, pois é ele quem vai animar e comandar as festas de carnaval. O rei Momo deve ser também simpático, brincalhão, divertido e bem-humorado.
Em algumas cidades existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia.

Como é escolhido
Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições festivas (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.