Editorial

Perspectivas para o ano que chega

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Hoje é o último dia de 2018. Um ano marcado por grandes eventos. No esporte, aconteceu a Copa do Mundo e na política do Brasil, o grande momento foi o processo eleitoral para eleger o novo Presidente da República, além de governadores, senadores, deputados estaduais e federais, considerado o mais disputado nos últimos anos..
Nunca se falou tanto de política e também nunca se buscou tanta informação. O desafio para os profissionais de jornalismo, além de informar foi combater fake News. As notícias falsas que proliferaram nas redes sociais e se transformaram em um personagem importante na disputa eleitoral.
Neste processo eleitoral tão modificado, a maior parte dos eleitores buscou como alternativa eleger como Presidente da República Jair Bolsonaro, militar reformado, ex-deputado e conhecido por suas opiniões controversas sobre segurança pública, educação, cultura e economia.
O que o povo brasileiro espera com o novo presidente? Uma solução depois de dois anos de turbulência política que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e diante de um cenário marcado pelo colapso da economia com índices altíssimos de desempregos. O que se espera é uma recuperação política, econômica do país.
Esses são os desafios imediatos do novo presidente, além deles, é preciso um olhar mais racional para os problemas nesse país tão desigual quanto o Brasil. Populações que ainda vivem em extrema pobreza, dignidade das mulheres e da comunidade LGBT+, pois o Brasil aparece em um ranking vergonhoso dos países onde mais acontecem violência contra a mulher e crimes de homofobia. É necessário mudar esse quadro com ações sérias e respeitando a diversidade humana.
No Maranhão, o governador reeleito Flávio Dino precisa concentrar sua segunda gestão para minimizar questões não resolvidas em seu pleito anterior. Ainda é preciso melhorar, por exemplo, aspectos como a segurança. No interior do estado, onde o efetivo policial ainda é mais vulnerável foram registradas 24 ações criminosas em agências bancárias somente este ano. Bandidos fortemente armados executaram ações como explosões diante de um efetivo incapaz de reação.
No âmbito da cultura, o que se espera é que ela não seja resumida apenas ao espetáculo e sim como uma possibilidade de gerar benefícios ao estado. É preciso que se amplie os debates sobre empreendedorismo cultural e que as apresentações do calendário festivo sejam marcadas pela diversidade de artistas, mostrando o quão vasta é a cultura maranhense. O desejo se estende para a valorização da cultura tradicional como os grupos de bumba meu boi de costa de mão tenham suas raízes preservadas e valorizadas pelo estado.
No turismo, é preciso resolver uma questão básica. Por exemplo, na Grande São Luís, a virada do ano vai ser marcada pela poluição de todas as praias que se encontram impróprias para banho, impossibilitando que turistas e ludovicenses desfrutem das belezas da orla.
Diante desse cenário, o ano de 2019 será marcado pela renovação e também por velhos problemas que precisam ser resolvidos para que o ano seja um bom momento para todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.