Artigo

O Evangelho de Lucas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Lucas, ou Lucano Sírio, nasceu em Antioquia, era médico, escritor e, provavelmente, também pintor de quadros. Seu pai chamava-se Enéias e sua mãe Íris. Acredita-se ter ele morrido aos 84 anos de idade em Tebas, Grécia. Desde o século II, a Igreja é unânime em afirmar que o autor do terceiro Evangelho é Lucas. Nas cartas de Paulo encontramos esse nome citado três vezes: Colossenses 4,14; 2 Timóteo 4,11; e Filemon 24. Lucas seria “o querido médico” que acompanhava Paulo em suas viagens e com ele esteve preso nas perseguições.
Uma confirmação desse fato, encontramos no livro dos Atos dos Apóstolos, em que o autor começa, a certo momento, a usar o “nós”, o que nos leva a inferir que ele acompanhava Paulo nas viagens (At 16,9-17; 20,5-15; 21,1-18; 27,1-28,16).
Lucas dedicou seu livro a Teófilo (Lc 1,3; Atos 1,1-2), que possivelmente teria patrocinado a produção e a difusão da obra de Lucas. Contudo, lendo a obra, encontraremos os verdadeiros destinatários, não esquecendo que teófilo significa amigo de Deus. Lucas tem uma grande preocupação social e preferência pelos pobres, os humildes e pequenos e, principalmente, os marginalizados, os pecadores públicos e as mulheres, estas que eram tão ausentes da vida social no mundo palestino.
O Evangelho e os Atos dos Apóstolos são obras que foram pensadas e para serem lidas como uma só. Conforme o próprio Lucas revela: em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus (At 1,1). Enquanto em Atos: descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo (At 1,8). Em suma, o evangelho apresenta o caminho de Jesus, Atos apresenta o caminho da Igreja e, juntos, formam o caminho da salvação.
Há que se observar seu testemunho: muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido (Lc 1,1-4)
Observe que a cidade de Jerusalém é o ponto de chegada do caminho de Jesus e ponto de partida do caminho da Igreja, que continua a missão de Jesus até os confins da terra.
Ao examinar Lucas 16,16, conclui-se que ele oferece uma visão completa de como a salvação que Deus oferece se manifesta e se realiza na história: a lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar.
Deus manifesta inteiramente o seu projeto de salvação através da ação e da Palavra de Jesus que revela e concretiza o Reino de Deus nos limites geográficos da Palestina, dentro do seu povo. Então, o Espírito de Deus que estava presente em Jesus é entregue à comunidade que o acompanhara, para continuar a ação e a palavra dele no mundo inteiro, em todos os tempos e lugares. E, tal como Paulo, saiu para anunciar o evangelho aos pagãos.

Mario Eugenio Saturno
Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
cientecfan.blogspot.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.