Violência

Bomba mata turistas em ônibus perto de pirâmides no Egito

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Policiais são vistos ao lado de ônibus atingido por bomba perto de Gizé, no Egito, na sexta-feira (28)
Policiais são vistos ao lado de ônibus atingido por bomba perto de Gizé, no Egito, na sexta-feira (28) (Reuters)

CAIRO - Uma bomba atingiu um ônibus turístico e matou dois turistas vietnamitas na sexta-feira (28) nos arredores do Cairo, capital do Egito. A explosão aconteceu perto das pirâmides de Gizé, para onde o veículo estava se dirigindo, de acordo com a Associated Press.

A emissora egípica de TV AlGhad diz que o Ministério do Interior informou que há 12 feridos, sendo dez turistas, o motorista e um funcionário de uma companhia turística, os dois últimos egípcios. O ônibus transportava 14 turistas vietnamitas e dois deles não sofreram ferimentos.

O explosivo é de fabricação caseira e estava escondido atrás de um muro na rua Mariyutiya, no distrito de Hara, segundo autoridades, mas ainda não se sabe sua origem. O dispositivo foi detonado às 18h15 locais (14h15 em Brasília).

Ataques

Esta foi a primeira ação com explosivos contra turistas registrada no Egito desde o atentado em um avião russo no fim de 2015. A aeronave caiu na Península do Sinai, no nordeste do país, depois de explodir no ar, matando todas as 224 pessoas a bordo.

São frequentes os atentados contra as forças de segurança do Egito e, nos últimos dois anos, vários ataques contra civis, especialmente da minoria copta cristã, foram registrados.

O país está em estado de emergência desde abril de 2017 após uma série de atentados contra igrejas no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.