JÁ É CARNAVAL

Bloco C. de Asa dá a largada do carnaval 2019 da Madre Deus

Grupo tradicional de pré carnaval saiu nesta terça-feira

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

O C. de Asa mandou avisar: está aberta a temporada carnavalesca 2019! O grito de carnaval da Madre Deus foi dado ontem (25), como manda a tradição. Acompanhado por centenas de foliões, o bloco saiu do Largo de São Sebastião e seguiu em cortejo pelas principais avenidas do bairro, que formam o Circuito Madre Deus. Brincantes de todas as idades participaram da folia já na expectativa para o início do ano.

Verdade seja dita, o ano só começa quando acaba o carnaval. Mas quando realmente começa a brincadeira, você sabe? No bairro da Madre Deus, em São Luís, ele começa junto ao natal. Isso mesmo. O primeiro grito de carnaval foi dado ontem e a tradição se repete há 22 anos quando um grupo de amigos decidiu se reunir e formar o bloco C. de Asa, que desde então arrasta foliões ainda ressacados das festividades natalinas.

“O carnaval de São Luís começa na Madre Deus, no dia 25. É nossa tradição e esse ano não seria diferente”, contou Goreth Costa, presidente do bloco, que destacou também a expectativa para a festança oficial. “No dia 1º de janeiro sairemos juntos com a Máquina [de Descascar Alho], mas a partir do dia seis de janeiro estaremos nas ruas em todos os domingos. Sempre nesse ritmo de felicidade, brincadeira e paz”, destacou.

O bairro da Madre Deus é o berço da cultura maranhense e, seja para os moradores antigos ou recém-chegados, a alegria é contagiante. “Eu estou morando há dois anos aqui no bairro e já me sinto maravilhada com a energia que é compartilhada aqui, é incrível” exclamou a técnica em informática Lúcia de Souza.

Mesmo aqueles que já deixaram o bairro, retornam para a folia, como a estudante Tatiana Silveira, que não perde uma saída do bloco C. de Asa há cerca de 16 anos. “Hoje eu não moro aqui, mas venho sempre. Todo dia 25 de dezembro estou aqui e não dá pra explicar, o carnaval está na veia de quem nasce e se cria na Madre Deus”, frisou a foliã.

SAIBA MAIS

O bloco C. de Asa surgiu como uma forma de reunir amigos, artistas e percussionistas do bairro em uma brincadeira carnavalesca, assim eles escolheram um nome irreverente e saíram às ruas. Logo, a festa chamou atenção dos moradores e hoje é uma das brincadeiras mais representativas do bairro.

Depois da abertura do Carnaval ontem, ainda acontecerão arrastões do C. de Asa nos seguintes dias:
06/01
13/01
20/01
27/01
28/01
03/02
10/02

17/02

24/02

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.