Estudo

Egípcios usaram rampas para facilitar construção de pirâmides

Estruturas íngremes facilitavam deslocamento e instalação dos grandes blocos de pedra; segundo os pesquisadores, a estrutura pode ter contribuído para acelerar os trabalhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
A construção das pirâmides ainda desperta grande interesse de pesquisadores
A construção das pirâmides ainda desperta grande interesse de pesquisadores (Reuters)

CAIRO - Um estudo europeu pode contribuir para a resposta de um dos maiores enigmas da Antiguidade: como os egípcios construíram as monumentais pirâmides do país.

Os pesquisadores encontraram inscrições que sugerem a existência de uma rampa com escadarias e uma série de supostos buracos, o que sugere que a tarefa de inserir os enormes blocos de pedra usados para construir os monumentos pode ter sido concluída mais rapidamente do que se pensava.

Embora a teoria de que os antigos egípcios usavam rampas para mover as pedras já tenha sido apresentada, a estrutura encontrada pela equipe anglo-francesa, que datava do período em que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída, é significativamente mais íngreme do que foi considerado possível anteriormente.

Eles acreditam que a inclusão de degraus em ambos os lados de uma rampa sugere que os construtores foram capazes de transportar de ambas as direções, ao invés de simplesmente arrastar um bloco atrás deles. A equipe acredita que os operários posicionados na base teriam criado um sistema de roldanas, enquanto os que estavam acima dele puxavam simultaneamente.

Segundo os pesquisadores, a estrutura pode ter contribuído para acelerar os trabalhos, embora ainda tenha sido necessário mobilizar um grande número de pessoas.

"O sistema que descobrimos permitiria que mais pessoas exercessem força de uma só vez, o que significa que você seria capaz de exercer mais força e mover os blocos mais rapidamente", disse Roland Enmarch, professor sênior de Egiptologia da Universidade de Liverpool ao jornal "The Guardian".

De acordo com a análise do material, a rampa dataria da época do faraó Quéops, que construiu a Grande Pirâmide. Embora não haja provas de que o método tenha sido usado para construir esse monumento, o pesquisador considera que seria razoável sugerir que ela tenha sido aplicável no Egito à época.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.