Queda

Votação do PT no Maranhão cai com apoio de Flávio Dino

Números mostram que performance de Fernando Haddad nas urnas maranhenses foi inferior aos das três últimas eleições disputadas pelo PT no estado

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Apoio de Flávio Dino coincidiu com queda na votação do PT no Maranhão
Apoio de Flávio Dino coincidiu com queda na votação do PT no Maranhão

MARANHÃO - Encerrado o segundo turno da eleição que conduziu Jair Bolsonaro (PSL) ao cargo de presidente, pode-se assegurar que o desempenho do Partido dos Trabalhadores no Maranhão foi inferior ao esperado. A votação de Fernando Haddad no estado, com o apoio do governador Flávio Dino, foi menor do que as obtidas pelo partido em 2014, 2010 e 2006.

Nas eleições de 2014 e 2010, em que contou com amplo apoio da ex-governadora Roseana Sarney, Dilma Rousseff alcançou 78,76% na reeleição e 79,09% em sua primeira eleição. Desempenho acima dos pouco mais de 73% obtidos por Fernando Haddad nas eleições deste ano. Em 2006 o ex-presidente Lula também superou a votação de Fernando Haddad, obtendo 75,5% dos votos dos maranhenses.

O número de cidades em que o PT acabou derrotado também aumentou neste ano. Em 2014 Aécio Neves conseguiu vencer Dilma Rousseff em apenas uma cidade maranhense. Em São Pedro dos Crentes o tucano conseguiu uma vitória de sobre a petista por apenas 5 votos de diferença.

Em 2014, quando Dilma alcançou a maior votação proporcional da história do PT no Maranhão, Flávio Dino fez campanha para Aécio Neves.
Em 2014, quando Dilma alcançou a maior votação proporcional da história do PT no Maranhão, Flávio Dino fez campanha para Aécio Neves.

Tanto no primeiro quanto no segundo das eleições de 2018, Bolsonaro conseguiu quebrar a hegemonia petista em cidades estratégicas como Imperatriz e Açailândia. Assim como em São Pedro dos Crentes.

Além de vencer em mais cidades maranhenses do que Aécio Neves, Jair Bolsonaro conseguiu aumentar sua votação em quase 33% em relação ao obtido pelos adversários do PT em 2014 no Maranhão. Bolsonaro alcançou cerca de 886 mil votos, Aécio não conseguiu ultrapassar os 668 mil em 2014.

Apesar da visível queda no desempenho da candidatura petista no estado após a chegada do comunista ao Palácio dos Leões, o governador usou suas redes sociais ainda na noite do domingo (28) para festejar a performance de Fernando Haddad no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.