Reação

Assassinato de jornalista na Bulgária gera onda de indignação

Corpo de Viktoria Marinova, de 30 anos, foi encontrado no sábado em um parque da cidade de Ruse. Apresentadora da TVN Ruse recebeu uma pancada na cabeça, foi estuprada e estrangulada

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
A jornalista búlgara Viktoria Marinova em imagem retirada de vídeo
A jornalista búlgara Viktoria Marinova em imagem retirada de vídeo (Jornalista morta)

RUSE - Uma jornalista búlgara de uma rede de televisão local foi encontrada morta em Ruse (norte do país), vítima, segundo a Justiça, de um assassinato que está provocando grande indignação em toda Europa.

O cadáver de Viktoria Marinova, de 30 anos, responsável administrativa e apresentadora da TVN Ruse, foi encontrado no sábado em um parque da cidade, indicou neste domingo o promotor regional, Georgy Georgiev.

A jovem recebeu uma pancada na cabeça, foi estrangulada e, segundo o Ministério do Interior, também foi estuprada.

A investigação analisa todas as pistas, tanto vinculadas a sua vida pessoal como à profissional. Ela era apresentadora de um programa de assuntos sociais locais de Ruse, um grande porto sobre o rio Danúbio, na fronteira com a Romênia.

Na última transmissão deste programa, em 30 de setembro, houve uma entrevista com dois famosos jornalistas investigativos, o búlgaro Dimitar Stoyanov, e o romeno Attila Biro, que estão apurando possíveis fraudes nos subsídios da União Europeia (UE), que envolveriam empresários e cargos eleitos do país.

Ambos os jornalistas foram detidos brevemente pela polícia durante a investigação deste assassinato, e o caso foi condenado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Na última classificação da RSF sobre a liberdade de imprensa, a Bulgária ficou na 111ª posição em um total de 180 países, de longe a pior da UE, visto que é acusada regularmente pela corrupção de seu entorno midiático, que viola a liberdade de imprensa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.