Entrevista

Maura Jorge critica sistema de contrato de funcionários na Saúde do MA

Candidata do PSL ao governo do Maranhão foi a terceira entrevistada no JMTV da TV Mirante

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Maura Jorge detonou as ações do governo comunista de Flávio Dino
Maura Jorge detonou as ações do governo comunista de Flávio Dino (Maura Jorge)

Maura Jorge (PSL), candidata ao governo do Maranhão pela coligação “Renovação de Verdade”, foi a entrevista de ontem na JMTV 1ª edição, da TV Mirante. Ela falou sobre as bandeiras mais polêmicas defendidas sobre o candidato à Presidência da República de seu partido, Jair Bolsonaro, e também disse que o atual sistema de contratos da Saúde servem somente para lavagem de dinheiro.

A candidata do PSL é a terceira dos postulantes ao governo estadual que foi ouvida pelos jornalistas Ana Guimarães e Sidney Pereira na série de entrevistas com os candidatos ao governo do Maranhão. Antes dela, concederam entrevistas o senador Roberto Rocha (PSDB) e o governador Flávio Dino (PCdoB).

Durante sua entrevista, uma das questões abordada por Maura Jorge foi a necessidade do enxugamento da máquina demonstrando que no governo, muitas vezes, a contratação de servidores é usada como forma de desviar dinheiro.

Segundo Maura Jorge, quando questionada a respeito da necessidade de enxugar a máquina pública – uma de suas propostas de governo – toda gestão deve contratar servidores que necessitam. No entanto, não podem extrapolar como ocorre com a Saúde do Maranhão. De acordo com a candidata, os acordos feitos para contratação de pessoal da Saúde tem levado a desvio de verba pública.

“Eu contratei o que foi necessário nos meus dois mandatos de prefeita [de Lago da Pedra]. Mas na Saúde, por exemplo, que tem quase 18 mil pessoas contratadas ocorre porque o governo precisa? Não tem condições de fazer um concurso público? Claro que não porque é de lá que muito tinha acaba sendo desviado”, disse a candidata.

A relação de Maura com Bolsonaro também foi abordado na entrevista. Segundo o jornalista Sidney Pereira, o presidenciável é conhecido por ser contra gays, mulheres e negros. E diante disto, quis saber a posição de Maura Jorge a respeito.

A candidata classificou de fake news as notícias que apontam Bolsonaro como ser contra gays, mulheres e negros. “Não há um vídeo, um fato que realmente comprove isto. O que sei é que sou mulher e nordestina e Jair Bolsonaro me escolheu para ser sua candidata ao governo do Maranhão pelo PSL”, afirmou.

Ainda sobre os temas polêmicos como o fim do desarmamento no Brasil defendido na campanha pelo presidenciável de seu partido, a candidata disse que Bolsonaro se tornou um mito por dizer o que pensa e não o que todo político é orientado a falar pelos seus assessores. Mas ressaltou que em seu programa de governo a ideia não é armar o cidadão, mas se garantir segurança para a sociedade com a polícia equipada e com investimentos na inteligência para que crimes sejam prevenidos.

Novo

Por ter sido deputada por quatro mandatos e prefeitos por dois, Maura Jorge foi questionada sobre sua trajetória política se apresentando na campanha como “novo”. Ela disse que o “novo” não se percebe pelas fotos, mas pelas ações. Segundo ela, trabalhar em conjunto com prefeitos e deputados em prol da sociedade é uma demonstração de uma nova forma de administrar.

“Fui deputada e fui prefeita e sei bem as dificuldades que enfrentamos para conseguir auxílio do governo do estado. Antes e agora, a ideia é usar as emendas parlamentares para garantir apoio dos deputados. É dá apoio a prefeitos que são aliados, deixando os que não são sem qualquer auxílio. Mas prejudica o prefeito? Claro que não. Prejudicam é a população do município”, afirmou Maura.

Mais

A entrevistada de hoje no JMTV 1ª edição será a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), da coligação “Maranhão quer mais”. Encerrando a série de entrevista, amanhã, será ouvido Ramon Zapata do PSTU. Somente Odívio Neto, candidato do PSOL, não concederá a entrevista porque o critério para participar foi pontuar na pesquisa do Instituto Ibope. Como Neto não pontuou, ele ficou de fora sendo dado ao candidato uma reportagem de 3 minutos que será exibida no próximo sábado no JMTV 1ª edição.

Correlata

Candidata não respondeu sobre funcionária fantasma

Um tema delicado foi tratado na entrevista com a candidata do PSL ao governo. Maura Jorge foi questionada a respeito de uma acusação de improbidade administrativa que teria sido cometido por ela, segundo o Ministério Público Estadual. A acusação aponta que no gabinete de Maura quando foi deputada estava lotada uma empregada doméstica que seria “funcionária fantasma”.

Maura Jorge disse que na vida pública há situações de justiça e injustiça e disse que em breve a situação em questão será esclarecida.

No entanto, durante a entrevista, a pergunta se existia funcionária fantasma no gabinete da candidata acabou não tendo resposta direta. Primeiro Maura Jorge negou que a funcionária foi sua. “Os funcionários são da Assembleia e não dos deputados”, disse.

Após, ela alegou que tinha muitos funcionários em seu gabinete e depois concluiu dizendo que a Justiça é que dirá se havia ou não uma servidora fantasma em seu gabinete quando foi deputada estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.