Agiota

Colombiano é preso por agiotagem em Barra do Corda

Estrangeiro atuava emprestando dinheiro ilegalmente e juros elevados a comerciantes e ainda ameaçava quem não pagasse na data o valor estabelecido

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Yesid Cristancho Garcia preso em Barra do Corda
Yesid Cristancho Garcia preso em Barra do Corda (Colombiano )

BARRA DO CORDA _ A polícia prendeu mais um colombiano no Maranhão acusado de emprestar dinheiro de forma ilegal, cobrando juros acima de 20% a seus credores. Nesta quinta-feira, 30, o colombiano Yesid Cristancho Garcia, de 33 anos, foi levado para a unidade prisional de Barra do Corda à disposição do Poder Judiciário.

O delegado Renilto Ferreira, da delegacia local, declarou que o estrangeiro foi preso na tarde de quarta-feira, 29, quando fazia cobranças de empréstimos a empresários e comerciantes do bairro da Trizidela, em Barra do Corda. O colombiano foi apresentado na delegacia onde prestou esclarecimento sobre o caso.

Os policiais realizaram, ainda, uma revista na residência de Yesid Cristancho Garcia, na cidade e apreenderam vários cartões de crédito, panfletos de propaganda e a quantia de R$ 8 mil, que segundo o delegado, era utilizado para movimentar o esquema de agiotagem. “Esse detido fazia cobrança de forma diária e algumas das vezes com violência”, declarou o delegado.

Outra prisão

Em junho deste ano, a polícia prendeu, em Zé Doca, três colombianos acusados de praticar esse mesmo tipo de crime. Os detidos foram identificados como Jorge Luís Gomes Zuñiga, John Addier Corrales Henao e Diego Afonso Lenis Bocanegra.

Segundo a polícia, os estrangeiros foram presos no centro da cidade e no momento da abordagem, foram encontrados coim eles cartões de propaganda de empréstimos não oficiais e não regulamentados. No local onde estavam hospedados, a polícia apreendeu R$ 11.495,00, dois cadernos de anotações de pessoas às quais haviam emprestado dinheiro, centenas de cartões de propaganda de empréstimos, contendo dados dos acusados, entre outros objetos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.