As investigações sobre os esquemas de agiotagem no Maranhão apontam para a participação de desvio de verba pública da Prefeitura de Bacabal do agiota Gláucio Alencar, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Décio Sá em abril de 2012. Gláucio foi chamado para depor ontem na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), mas não respondeu as perguntas dos investigadores.
O Ministério Público e a Polícia Civil cruzaram dados e descobriram por meio da quebra de sigilo bancário que Gláucio Alencar assim como Josival Silva, o Pacovan, também foi beneficiado pela empresa El Berite, apontada como uma das pontas do esquema de R$ 4,5 milhões de verba pública da Prefeitura de Bacabal.
Segundo o delegado Roberto Fontes, que coordena as ações contra a agiotagem no Maranhão, disse que o esquema era feito entre a prefeitura e a El Berite que passava dinheiro a Pacovan e a Gláucio Alencar além de mais outras pessoas.
“Por meio da quebra de sigilo bancário percebemos que Gláucio foi um dos beneficiados desse esquema em Bacabal”, disse o delegado.
Gláucio Alencar não respondeu aos questionamentos dos investigadores. Devido a isso, a polícia deverá fazer a acareação de Gláucio e Pacovan.
El Berite – A empresa El Berite foi um dos alvos da operação de mesmo nome da Polícia Civil e do Ministério Público que levou a prisão do ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, e mais quatro pessoas.
Segundo a polícia, foram desviados nesse esquema mais de R$ 4,5 milhões na gestão de Lisboa. Esses valores foram repassados para ex-secretários municipais, empresários e também agiotas.
Inicialmente, Gláucio estava sendo investigado por agiotagem em três prefeituras (Zé Doca, Marajá do Sena e Dom Pedro) com empresas fantasmas que ganhavam licitações fraudulentas para desviar dinheiro das prefeituras. Com a ligação do agiota com a El Berite, ele agora será investigado por participação de desvio de verbas públicas em quatro prefeituras.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.