eleições 2018

Dino é condenado e obrigado a retirar publicações de rede social

Candidato à reeleição, Flávio Dino desrespeita decisões judiciais e mantém conteúdo vedado pela justiça eleitoral na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Fla´vio Dino usou suas redes sociais para propagar ações do governo irregularmente
Fla´vio Dino usou suas redes sociais para propagar ações do governo irregularmente (Flávio Dino)

O candidato à reeleição ao governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo MA”, teve duas representações contra ele já julgadas e com decisão determinando retirada de propagandas da gestão Estadual de suas redes sociais. Entretanto, o comunista mantém as postagens em seus perfis no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube.

A primeira representação foi feita pela própria Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que viu que mesmo após a recomendação de que manter propaganda eleitoral nas redes sociais após 7 de julho deste ano uma promoção a imagem do governador, tanto ele quanto o seu vice - que é candidato à reeleição - Carlos Brandão, usam suas redes pessoais para divulgar ações da gestão pública.

Em seu despacho, o juiz José Ribamar de Castro determinou retirada das postagens e decretou multa para cada um em torno de R$ 5 mil.

“A despeito de as redes sociais do Governo do Estado se encontrarem inativas hoje, é possível observar dos documentos que instruem a inicial a existência de postagens, no histórico do perfil oficial do ente público no Twitter e Instagram, que fazem alusão as obras e serviços implementadas pela atual administração, evidenciando a realização de propaganda institucional após o período defeso. Com efeito, afigura-se irrelevante, como bem sustentado na peça vestibular, que essas publicidades tenham sido divulgadas antes do período proscrito, se sua permanência foi mantida para além do marco legal de 06/07/18, como observo ter ocorrido nos autos”, disse o juiz.

A outra decisão foi do juiz eleitoral Alexandre Lopes. Ele determinou a retirada das postagens das redes sociais do governador após representação do Partido Verde.

Em sua ação, a legenda diz que Dino burla a lei eleitoral com a retirada de conteúdo dos perfis eleitorais e passa a postar nos perfis individuais de cada candidato, entre eles, o perfil o governador Flávio Dino.

“Diante do exposto e em consonância com o parecer ministerial, julgo parcialmente procedente a representação e determino que o representado retire de suas redes sociais as publicações que contenham símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia”, disse o magistrado em sua decisão.

Mesmo após esta decisão - data de 27 de agosto, na segunda-feira, o governador Flávio Dino mantém postagem com atos do governo e marca da gestão em seu perfil na rede social Instagram.

Na segunda-feira, 27, o candidato à reeleição pelo PCdoB postou em seu perfil no Instagram e também no Twitter fotos e textos referentes a inauguração de escolas reformas no programa “Escola Digna”.

Mais

E assim, o candidato comunista mantém postagens tanto feitas por ele quanto outras que ele mesmo reproduziu que fala de gestão Estadual como também de inaugurações de programas do governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.