Eleições 2018

Direção estadual do PT vai realizar encontro Estadual

Decisão vai de encontro ao que deliberou a direção nacional da sigla e pode abrir nova crise interna na legenda

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Anibal Lins e dirigentes do PT)

Mesmo com a resolução da direção nacional do PT de que os congressos em oito estados deveriam ser adiados e realizados somente no mês de agosto, no Maranhão o presidente estadual da legenda, Augusto Lobato, confirmou que a sigla vai realizar o encontro para definição de estratégia eleitoral no dia 27 de julho como previsto no calendário do partido.

Na reunião da direção nacional do PT, que ocorreu na última sexta-feira, 20, foi emitida uma resolução estabelecendo que as direções do partido no Maranhão, Amazonas, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Rondônia, Paraíba e Minas Gerais deveriam mudar a data de seus encontros estaduais do dia 27 de julho para o dia 2 de agosto.

O motivo é que as negociações por apoio com o PSB e PCdoB ainda não foram encerradas e os congressos podem ser afetados por estas negociações. “Considerando que os Encontros Estaduais que podem ser afetados por esta negociação devem ser realizados após a conclusão da mesma”, diz a nota da direção nacional do PT.

No entanto, um edital já está sendo feito convocando o encontro do PT no Maranhão para o próximo dia 27. Lobato afirmou aos correligionários que teve o aval da presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, para fazer o encontro ainda esta semana.

Entretanto, o pré-candidato ao governo pela legenda, sindicalista Aníbal Lins, questionou os argumentos de Lobato. Segundo Lins, não há qualquer documento que comprove que há outra decisão senão a que consta na resolução emitida após reunião da executiva nacional.

O membro da direção nacional no Maranhão, o ex-secretário de Esportes do governo Flávio Dino, Márcio Jardim, afirmou que há uma resolução e esta é que vale.

“O que tem é uma resolução marcando para o dia 2. Não sei se houve revogação oficial da decisão tomada em reunião da executiva nacional do PT”, disse Jardim.

Mais

Se houver o encontro Estadual dia 27, o PT poderá participar da convenção do PCdoB como aliado oficialmente. Para isto, a maioria dos delegados petistas deve ser favorável à coligação do PT com o PCdoB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.