Inquérito

Ciro Gomes é alvo de inquérito por injúria racial no Estado de SP

Pedetista participou ontem em São Luís, ao lado do governador Flávio Dino, do lançamento da pré-candidatura ao Senado de Weverton Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Ciro Gomes foi recebido ontem no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino
Ciro Gomes foi recebido ontem no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino (Ciro Gomes foi recebido na tarde de ontem no Palácio dos Leões)

O pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), é alvo do Ministério Público do Estado de São Paulo por injúria racial. Na última quinta-feira, dia 12, o MP determinou ao Departamento de Polícia Civil da Capital (Decap) a abertura de inquérito policial para a apuração do delito.

A injúria foi cometida contra o Fernando Holiday (DEM-SP), ligado ao MBL. A representação se refere às declarações de Ciro sobre Holiday durante entrevista à rádio Jovem Pan, no dia 18 de junho. A movimentação do MP ocorreu em atendimento a uma representação formulada pelo advogado Maurício Januzzi.

“Esse Fernando Holiday aqui é um capitãozinho do mato. Porque a pior coisa que tem é um negro usado, pelo preconceito, para estigmatizar”, disse Ciro na ocasião.

“Não estamos mais no tempo em que racistas como Ciro são tolerados”, respondeu Holiday. “Ele fez uma referência pejorativa, pautada pela minha cor e atrelada à minha preferência política. É bizarro que um político não permita que um negro possa ter opinião e atuação política diversa da dele”, disse.

Pré-candidatura - Ciro Gomes esteve ontem em São Luís, onde participou, ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), do ato de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado.

Antes da cerimônia, que ocorreu no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Ciro foi recebido por Dino no Palácio dos Leões.

A parceria entre o comunista e o pedetetista tem como foco a disputa das eleições 2018.

Flávio Dino disputará a reeleição de mandato no Maranhão. Ciro Gomes tentará a disputa pela Presidência da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.