Operação

Meninos presos em caverna na Tailândia estão com ''boa saúde''

Marinha divulga novo vídeo do grupo, que já começou treinamento de mergulho; socorristas dizem que resgate será complicado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Os meninos foram encontrados com seu treinador, após ficarem isolados na caverna devido a fortes chuvas
Os meninos foram encontrados com seu treinador, após ficarem isolados na caverna devido a fortes chuvas (caverna)

BANGKOK - Os 12 meninos e seu treinador de futebol presos há 11 dias em uma caverna inundada na Tailândia se encontram em "bom estado de saúde", informou a Marinha tailandesa, que nesta quarta-feira publicou um novo vídeo do grupo. O grupo já começou a ser treinado para o mergulho, mas os socorristas salientaram que não pretendem se precipitar com a retirada, que será complicada.

"Após comerem, todos foram examinados por um médico militar", revelou a Marinha, sem precisar em que momento serão retirados e como pretende fazer isto através de um longo trecho de caverna inundada.

No vídeo, gravado na terça-feira, 11 meninos fazem uma saudação, dizem seu nome e revelam: "estou bem de saúde". A Marinha não explicou porque o 12º menino e o treinador não gravaram suas mensagens.

Um outro vídeo mostra um médico tratando pequenos ferimentos no pé de um dos meninos. Nas imagens, os jovens parecem estar em condição estável:

"Estou muito feliz", reagiu a mãe de um dos meninos, Bew, ao ver o vídeo exibido pelos socorristas em um tela sob uma barraca, não muito distante da entrada da caverna. "Ele está magro", assinalou a mulher ao ouvir a mensagem do filho.

Resgate complexo

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que coordena a célula de resgate, afirmou que uma retirada nesta quarta-feira seria "difícil", já que o nível da água é elevado, apesar do grande sistema de bombeamento instalado.

"Será difícil retirá-los hoje (ontem)" , declarou, sem fazer especulações sobre a data da retirada. "Devemos ter 100% de certeza no momento de decidir a operação", enfatizou, destacando que o resgate poderia acontecer em grupos.

De fato, a operação de resgate será difícil e os socorristas já advertiram que não se precipitarão na hora de realizá-la, pois deverão percorrer cerca de 4 quilômetros sob a água - o equivalente a 80 piscinas olímpicas. Os mergulhadores profissionais levaram três horas na ida, contra a corrente, e 50 minutos na volta, a favor do fluxo da água.

Os meninos - com entre 11 e 16 anos - foram encontrados com seu treinador, 25, na noite de segunda-feira, sãos e salvos, após ficarem isolados na caverna devido a fortes chuvas.

Alternativas

As equipes de resgate detectaram vários poços na vertical da caverna. E nos últimos dias, a floresta foi desmatada perto de um deles para permitir o pouso de helicópteros visando uma possível evacuação por via aérea. Mas, por enquanto, não foi provado que um desses poços esteja ligado ao trecho da caverna onde estão os meninos.

A opção principal continua sendo a entrada da caverna, onde técnicos, especialmente japoneses, trabalham para drenar a água. Quanto mais baixo o nível de água, menos as crianças terão que percorrer com equipamento de mergulho.

No entanto, quanto mais o tempo passa, maior o risco de novas inundações nesta temporada de monções no Sudeste Asiático.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.