Crise

Destituição de pastor Bel abre crise política no PSDC

Suplente de senador havia declarado apoio à Maura Jorge, pré-candidata ao Governo do Maranhão pelo PSL

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Pastor Bel foi destituído do comando do PSDC
Pastor Bel foi destituído do comando do PSDC (pastor Bel)

O suplente de senador pastor Bel, pré-candidato ao Senado da República, foi destituído da presidência do PSDC no Maranhão.

Em nota encaminhada à imprensa o líder político informou que a decisão, da direção nacional, se deu após ele ter declarado apoio à pré-candidatura de Maura Jorge ao Governo do Maranhão.

"Ontem eu recebi uma ligação do diretório nacional do nosso partido. E eles disseram que eu teria que fazer uma escolha. Se eu quisesse continuar como o presidente do PSDC e pré-candidato ao Senado, teria de abandonar o apoio a Maura Jorge. E eu bati o pé. […] Disse que poderia perder o partido, perder minha candidatura, mas nunca abriria mão da minha palavra", destaca trecho da nota encaminhada à imprensa.

Logo após a destituição, o diretório estadual se reuniu em assembleia geral, numa articulação do pastor Bel, para tentar impor pressão à direção nacional da sigla.

Na reunião, pré-candidatos a deputado estadual e federal da legenda, aliados de de Bel, ameaçaram esvaziar a sigla.

Pastor Bel também informou que recorrerá à Justiça, por meio de um mandado de segurança, para tentar reaver a presidência do partido no estado.

Segundo Márcio Coutinho, que é presidente estadual do PRTB, advogado e aliado político de Bel, há possibilidade de reviravolta.

Ele apontou desrespeito ao que estabelece o estatuto do partido.

“Tenho convicção de que podemos reverter essa situação, porque ela não se sustenta na legalidade de acordo com o estatuto do próprio partido. Para se destituir um presidente é preciso um motivo sólido, o direito ao contraditório deve ser respeitado. Nada disso foi seguido. Vamos reverter esta situação”, declarou Márcio Coutinho.

Reação – A pré-candidata ao Governo, Maura Jorge, a quem o suplente de senador declarou apoio e consolidou aliança para a disputa das eleições 2018, também se manifestou sobre o tema.

Ela classificou o ato de perseguição.

“Estão nos batendo por todos os lados. Tentando tirar os partidos que nos apoiam, ameaçando nossos companheiros, mas nada disso nos intimida. Não nos intimidaremos jamais. Pelo contrário. A cada ataque nos fortalecemos, porque temos a convicção de que se estão tão preocupados e empenhados em tentar nos enfraquecer é porque estamos incomodando, estamos no caminho certo. Solidarizo-me com o Pastor Bel e agradeço o apoio de todos os pré-candidatos pela atitude corajosa que tiveram hoje. Enalteço também a postura de compromisso do presidente do PRTB Márcio Coutinho. Isso mostra que a nossa política tem jeito, que práticas diferentes podem ser alcançadas e que o povo unido é quem tem a força. Hoje, a democracia do Maranhão venceu. Tenho certeza que conseguiremos devolver a presidência ao Pastor Bel, porque ela lhe é de direito”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.