Solidariedade

Roseana se solidariza ao ex-presidente Lula

Ex-governadora e pré-candidata do MDB utilizou o seu perfil em rede social para cobrar a soltura do petista; Roseana também publicou vídeo que mostra aliança com Lula desde 2002

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Roseana postou foto com Lula em suas redes sociais
Roseana postou foto com Lula em suas redes sociais (Roseana)

A ex-governadora Roseana Sarney, pré-candidata ao Governo do Maranhão pelo MDB, manifestou solidariedade ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de seu perfil em rede social.

Na publicação, Roseana utilizou a hashtag #Lulalivre que faz referência à prisão do petista, condenado pela Justiça Federal em Curitiba no caso do Triplex e cobrou ato por justiça.

“A luta de Lula por justiça também é nossa”, disse e completou: “O Maranhão está com Lula, eu também estou”.

Roseana também publicou um vídeo de ato político ao lado do ex-presidente, onde o petista faz referência à lealdade da ex-governadora e da aliança que ambos mantêm desde a campanha eleitoral de 2002.

A manifestação de Roseana em favor de Lula não provoca surpresa à classe política, uma vez que a relação de amizade entre os dois já existe há mais de 16 anos.

A emedebista foi líder do Governo Lula em 2002 no Senado, quando comandou a articulação política do ex-presidente da República no Congresso.

Em 2006 o ex-presidente visitou o Maranhão no período da campanha para declarar apoio político à ex-governadora. Na ocasião, no palanque, ele fez referência a lealdade da aliada.

Em 2010, depois da consolidação de novo apoio do ex-presidente, Roseana abriu espaços para o Partido dos Trabalhadores no Executivo. A parceria resultou na menor taxa de desemprego já registrada na história do Maranhão: 5% apenas.

Amizade – Logo após manifestar solidariedade a Lula, o jornal O Estado de S. Paulo procurou a ex-governadora para tratar do tema.

Roseana explicou o posicionamento em favor da soltura do petista. “Lula é meu amigo pessoal. Eu não abandono amigo, por mais difícil que seja a situação dele. Enquanto houver recurso possível na Justiça, estarei com ele nessa luta. E, no dia que não houver mais possibilidade de recurso, continuarei sendo amiga grata a Lula por tudo o que ele fez pelo Maranhão”, completou.

Apesar de já ter sido condenado em primeira e segunda instâncias, o ex-presidente Lula mantém a pré-candidatura à Presidência da República.

Lula defende a tese de que é vítima de um golpe político e conta com o apoio de partidos de esquerda.

Eu não abandono amigo, por mais difícil que seja a situação deleRoseana Sarney, pré-candidata do MDB ao Governo do Maranhão

Pleno do STF decidirá sobre pedido de liberdade de Lula

O ministro Edson Fachin liberou ontem para julgamento no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão que arquivou pedido de liberdade do petista.

A prerrogativa para marcar a data do julgamento é da presidente da Corte, ministra Cármem Lúcia.

Fachin tomou a decisão de liberar o processo depois de a defesa de Lula ter apresentado um novo pedido de liberdade, com solicitação de mudança de relator.

Lula foi preso em abril deste ano, depois de ser condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

A prisão do ex-presidente foi baseada em entendimento do STF de que a pena pode começar a ser cumprida a partir da condenação na segunda instância, como o TRF-4.

A defesa de Lula, no entanto, argumenta que ele tem direito de ficar livre enquanto houver possibilidades de recursos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.