Penalidades

São Luís tem o maior número de multas de trânsito do MA

Aproximadamente 62% do número de penalidades aplicadas no Maranhão foi registrado na capital maranhense; fato pode estar relacionado à fiscalização eletrônica, que já foi alvo de indignação de motoristas

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Excesso  de velocidade é um dos maiores geradores de multas no trânsito em São Luís
Excesso de velocidade é um dos maiores geradores de multas no trânsito em São Luís (velocidade)

Um total de 38.460 multas de trânsito foi aplicado em São Luís, somente este ano. Com esse número, a capital maranhense tem a maior parcela do total de penalidades aplicadas em todo o Maranhão, que contabiliza 60.175 casos. A capital tem uma representatividade de aproximadamente 62%, mais da metade. O fato pode estar relacionado à fiscalização eletrônica. Esses dados foram divulgados no site do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% é a ocorrência de trânsito mais registrada em São Luís. São 22.881 casos, só em 2018. Em seguida, vem Transitar na fixa/pista da direita regular circulação exclusiva de ônibus, ambulâncias, bombeiros e polícia, com 4.813 casos. Em terceiro lugar, a ocorrência Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, com 3.876.

No Maranhão, as ocorrências de trânsito que lideram são: transitar em velocidade superior à máxima permitida em ate 20%, transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% ate 50% e transitar na faixa/pista da direita regular a circulação exclusiva de determinados veículos.

Radares
A fiscalização eletrônica de trânsito entrou em vigor em São Luís no dia 10 de novembro de 2017. Ao todo, 32 fotossensores encontram-se distribuídos nas avenidas Daniel de La Touche, Colares Moreira, Guajajaras, Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva, Marechal Castelo Branco, São Luís Rei de França e Carlos Cunha. A fiscalização já foi alvo de polêmica. Dezenas de condutores multados por meio dos radares instalados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) recorreram às penalidades, por considerarem arbitrárias. O Estado fez o registro desse caso no dia 20 de fevereiro deste ano, quando motoristas lotaram a sede da SMTT, no Ipase, exigindo a revogação das multas. A SMTT admitiu erros e cancelou algumas penalidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.