Infrações

Número de multas por condução de motocicletas sem capacete é alto

Aumento da frota, que hoje soma 871.819 motocicletas, registradas até março deste ano, no Maranhão, gera também aumento no número de acidentes; na Grande São Luís, 139 condutores foram multados por conduzir sem capacete

Ismael Araújo / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Além do excesso de passageiros, nenhum usa capacete, configurando infrações
Além do excesso de passageiros, nenhum usa capacete, configurando infrações

“Leis rigorosas resultam em segurança, e o trânsito não é brincadeira”
Ruan Costa, 27 anos – frentista

[e-s001]
“Leis rigorosas são sinônimo de segurança, e o trânsito deveria ser pauta de aula escolar”
Gustavo Lisboa, 18 anos - estudante

NÚMEROS

871.819 motocicletas foram registradas até março deste ano no Detran-MA
139 infrações por conduzir motocicletas sem o uso de capacete na Grande Ilha este ano
122 infrações por conduzir motocicletas sem o uso de capacete só na capital, São Luís
11 infrações em São José de Ribamar; três em Paço do Lumiar e três em Raposa

SAIBA MAIS

Muitos condutores acreditam que a “perda” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ocorre apenas quando se acumula 20 pontos no prontuário no período de um ano, mas, existem algumas infrações de natureza gravíssima que quando cometidas podem levar a cassação do direito de dirigir. São elas:

  • Flagrante de embriaguez ao volante
  • Forçar passagem na contramão
  • Omissão em acidentes
  • Pilotar sem equipamentos adequados
  • Trafegar com a luz apagada
  • Velocidade acima da permitida
  • Furar uma blit
  • Fechar via

CTB

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito do Brasil, fornece diretrizes para a engenharia de tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

NOTA DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realiza, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, ações permanentes de conscientização ao respeito às leis de trânsito. Nessas ações, os motociclistas são alertados sobre os cuidados que devem ter no trânsito, como:

Uso do capacete
Obrigatório para piloto e garupa, o capacete minimiza as chances de ferimentos graves em um acidente. Ele deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada.

Usar calçados e roupas resistentes
Por andar mais exposto, usar vestuário com tecido mais grosso protege melhor o motociclista. Nada de chinelos ou sandálias.

Uso do celular
O celular pode ser utilizado como GPS, acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado.

Trafegar no corredor
A legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal entre os demais veículos, considerando a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e climáticas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.