Ideias holísticas

Psicologia Transpessoal: uma nova dimensão da existência

Segundo a terapeuta Carla Ribeiro, trata-se de um exercício de olhar para dentro de si mesmo, uma tendência moderna que busca transcender as dualidades; vertente nasceu na década de 1960, no auge da contracultura

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Psicologia  Transpessoal com vivência  em formato de Círculo de Mulheres
Psicologia Transpessoal com vivência em formato de Círculo de Mulheres (terapia)

A Psicologia Transpessoal é a tendência mais moderna dentro da Psicologia, coerente com os ideais holísticos que buscam transcender as dualidades. A vertente nasceu na década de 1960, no auge da contracultura e das experiências com estados alterados da consciência, desde os provocados pelo uso de substâncias alucinógenas, até os que derivam de vivências místicas, próprias das tradições espirituais. Em resumo, essa abordagem procura desenvolver capacidades humanas relacionadas a estados superiores e alterados de consciência.

“É um exercício de olhar para dentro de si mesmo, para a natureza cíclica e para a existência sagrada”, completa a terapeuta transpessoal e do feminino Carla Ribeiro, que em São Luís desenvolve um trabalho prático nessa área, focada no público feminino, com atendimentos de Terapia e Coaching Transpessoal em consultório, e também promovendo vivências em formato de Círculo de Mulheres.

Conforme Carla Ribeiro, trata-se da quarta força da Psicologia, antecedida pelo behaviorismo de Pavlov, pela Psicanálise de Freud e pela linha humanista baseada na Fenomenologia e no Existencialismo. “Enxergamos a psique humana de uma forma mais ampla, além do indivíduo”, destaca.

Carla Ribeiro trabalha essa filosofia em círculos especiais para mulheres, reunindo grupos na capital maranhense e também retiros de imersão em locais de natureza, no Maranhão (em novembro, o retiro será na região de Lençóis Maranhenses). É quando ela propõe o resgate da autoestima, do amor próprio e da confiança das participantes, que aprendem a soltar padrões que já não servem mais e desfrutam de uma existência realizadora e significativa.

“É uma reconexão com a alma, por intermédio da psicoterapia do corpo e das emoções, além do resgate de muitos saberes. Quando estamos com outras mulheres, produzimos o hormônio ocitocina, conhecido como substância do amor e da alegria, que reduz as taxas de estresse e acaba com depressões”, explica Carla Ribeiro, acrescentando que, nos encontros, os participantes ficam hospedados em um espaço de natureza e privacidade para uma imersão na essência feminina.

A Psicologia Transpessoal assume que o ser humano não é apenas corpo e mente, mas também espírito. “Logo, a interação não se resume ao corpo e mente, mas sim, ao corpo, mente e espírito. Desta forma, assume que existem perturbações e patologias que não se devem nem ao corpo, nem à mente, mas, sim, ao espírito”, finaliza a terapeuta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.