Violência

Alunos de escola no Quebra Pote sofrem com insegurança

Unidade de Ensino Básica Uruati foi alvo de um assalto na noite da última segunda-feira, 7; ação criminosa ocorreu no turno noturno, e criminosos levaram pertences de funcionários e alunos; Boletim de Ocorrência foi registrado

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Muro da escola não é alto e não há obstruções sobre ele; criminosos chegaram à  noite
Muro da escola não é alto e não há obstruções sobre ele; criminosos chegaram à noite (escola)

São Luís - Estudantes e servidores da Unidade de Ensino Básica (UEB) Uruati, situada no Km-11 da BR-135, no Quebra Pote, em São Luís, estão apreensivos com a falta de segurança na escola. O clima é de medo e silêncio, após a unidade de ensino ter sido alvo de um assalto, na noite da última segunda-feira, 7. Criminosos invadiram a escola no turno noturno e conseguiram roubar pertences das vítimas. De acordo com testemunhas, o crime foi executado por quatro indivíduos. O caso será investigado.

A UEB Uruati pertence à rede municipal de ensino de São Luís e, mesmo com a intensa movimentação de alunos e professores, criminosos não se intimidaram e conseguiram entrar no estabelecimento de ensino e praticar o assalto à noite. De acordo com a vizinhança, a ação criminosa ocorreu por volta das 20h30. O muro da escola não possui nenhum obstáculo e, em razão disso, pode ser ultrapassado facilmente.

O Estado tentou conversar com a diretora da unidade de ensino, que confirmou o assalto, mas não quis informar detalhes e nem explicar como é realizada a segurança da unidade de ensino. “Realmente, aconteceu o assalto. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está ciente do ocorrido. Mais informações, só com eles”, disse. A gestora também não autorizou a entrada na instituição de ensino.

Vizinha à escola, a trabalhadora rural Eva Pereira Silva, 60 anos, comercializa lanches para os alunos e disse que ficou triste com o que aconteceu. “No momento do assalto, eu não estava aqui. Estudo em outra escola, nas proximidades. Quando cheguei em casa, soube da notícia. É muito triste isso. Um lugar de estudo ser invadido dessa forma. Ficamos todos preocupados com essa situação”, disparou.

Sobre o assalto na UEB Uruati, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou, por meio de nota, que “a ação criminosa aconteceu na hora da saída dos estudantes. Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada e prontamente deslocou viaturas para a escola, e a Segurança Escolar da Semed deu todo suporte, bem como toda a equipe da secretaria, que acompanhou a ação até tudo estar encaminhado”.

A secretaria frisou que também foi feito o Boletim de Ocorrência, e aproveitou para reforçar a importância da parceria com a Polícia Militar do Maranhão, por meio do Projeto Ronda Escolar, que tem o objetivo de combater casos de violência nas escolas.

A Semed também informou que as unidades de educação básica da rede municipal possuem postos de vigilância diurno, com agentes de portaria capacitados para o monitoramento, e vigilância noturna, que têm garantido a segurança da comunidade escolar e neutralizado a possibilidade de ocorrência nas escolas.

SAIBA MAIS

Uma faculdade particular instalada na Avenida São Luís Rei de França, no Turu, em São Luís, foi alvo de um assalto na noite da última terça-feira, por volta das 22h30. De acordo com testemunhas, criminosos, armados, chegaram em um veículo e renderam os seguranças da instituição, que não portam armas de fogo. Os assaltantes conseguiram roubar pertences de alguns funcionários. O caso também será investigado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.