Solidariedade

Fundação Antonio Dino inaugura novo Espaço Infantil

Espaço é destinado ao atendimento oncológico de crianças e adolescentes vindas do interior

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A Fundação Antonio Dino, em parceria com a empresa Potiguar, inaugurou na manhã de ontem, 25, o novo espaço infantil da Casa de Apoio da Fundação. O espaço é destinado ao atendimento oncológico de crianças e adolescentes, vindas do interior do estado.

O novo espaço conta com dois ambien­tes. Uma brinquedoteca para atividades de interação social, dinâmicas, entre outras, e uma sala de aula para auxiliar o acompanhamento escolar e alfabetização dos pacientes que acabam perdendo muitas aulas durante o tratamento. O Espaço Infantil também atenderá pacientes da pediatria do Hospital do Câncer Aldenora Bello.

A presidente da Fundação, Enide Moreira Lima, contou que atualmente 98 crianças são cadastradas para atendimentos e ressaltou a importância da reforma do espaço. “Temos muito que agradecer à Potiguar pelo grande trabalho que foi desenvolvido para dar às nossas crianças essa oportunidade de ter uma brinquedoteca digna, uma sala de aula capaz de recebê-los com o conforto que eles precisam e com isso desenvolver mais a parte intelectual das nossas crianças”, frisou.

Para a realização do projeto, a Potiguar arrecadou mais de R$ 28 mil por meio das vendas do mascote da loja, o Potiboy, conforme explicou o gerente Adriano Pestana. “Veio a ideia de juntar o mascote com a arrecadação para a casa de apoio e para a nossa surpresa, em duas semanas foram vendidos mais de 1.500 bonecos”, ressaltou.

A Casa não dispõe de recursos públicos. É sustentada pela comunidade através de doações, projetos e campanhas. Além da acolhida, eles também recebem alimentação, transporte, medicamentos, roupas, brinquedos, cestas básicas e apoio psicológico, pedagógico, espiritual e atividades desempenhadas por profissionais e voluntários.

A Fundação
A Fundação Antonio Dino foi criada em 10 de dezembro de 1976 com o objetivo de manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello em sua missão original de atender aos pobres e indigentes sem cobrar por seus serviços. Uma entidade filantrópica que tem o trabalho voltado à população maranhense, portadora de câncer, em especial, a mais carente.

Tem sua sede na capital maranhense, localizada próximo ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, onde além do hospital, possui três casas: uma funciona a sede administrativa e outras duas são Casas de Apoio, que hospedam crianças e senhoras, geralmente do interior, que não possuem lugar nem recursos para permanecerem na cidade durante o tratamento.

Essas casas são sustentadas pela Fundação Antonio Dino através de doações da comunidade. Os pacientes têm inteiro apoio em alimentação, remédios, vestuários, transporte e suporte psicopedagógico para dar continuidade ao tratamento.

SAIBA MAIS

Como ajudar

As doações podem ser feitas por transferência bancária, boleto ou cartão de crédito, através das contas:

Banco do Brasil – Agência: 5121-7 / Conta: 110.000-9

Caixa Econômica Federal – Agência: 3959 OP.03 / Conta: 100039-7

Principais necessidades de uso constante dos pacientes:

- ALIMENTOS EM GERAL – Leite em pó, leite líquido, café, nescau, neston, farinha láctea, mucilon de arroz, maisena, aveia, milharina(flocão), tapioca, margarina, ovos, pão, mistura para bolo, todinho, açúcar, arroz, feijão, macarrão, biscoito salgado e doce, sucos e frutas.

- MATERIAIS DE LIMPEZA – Água sanitária, sabão em barra, sabão em pó, desinfetante, detergente, palha de aço, esponja, pano de chão, vassoura, etc.

- MATERIAIS DE HIGIENE PESSOAL – Creme dental, escova dental, sabonete, cotonete, algodão, xampu, desodorante, papel higiênico, absorvente, fralda descartável, etc.

- VESTUÁRIO – Toalhas, lençóis, cobertores, colchas, roupas novas ou usadas, e brinquedos.

- MATERIAIS PEDAGÓGICOS – Apontador, borracha, caneta, TNT, cartolina, balão, E.V.A, cola para E.V.A, cola colorida, hidrocor, jogo da memória, jogos educativos, lápis de cor, lápis preto, massa de modelar, quebra-cabeça, tesoura, tinta guache, caderno, caderno de caligrafia, livros para pintar, jogos de lógica, papel branco, papel crepom, filme, DVD, etc.

- MATERIAL HOSPITALAR – Luvas, seringas e esparadrapos.

- DESCARTÁVEIS – Copos de 180ml e 300ml, talheres, e bandejas de refeição.

Seja um voluntário

Para contribuir com os projetos internos da Fundação Antonio Dino, agende uma visita ou entre em contato:

(98) 3089 3153 | 3089 3152 | 98 3089.3049 |whats 999719897

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.