Editorial

Seguro do carro é mais barato para mulheres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Motoristas do sexo feminino são muito mais preventivas ao volante. Ao contratar um seguro de carro, muitos homens se perguntam por que o seguro para o automóvel de suas esposas sai sempre mais barato. A resposta é simples: estatisticamente, as mulheres são mais cuidadosas ao dirigir.
Os dados do setor de seguros provam que a famosa frase “mulher no volante é sinal de perigo constante” realmente não passa de um grande preconceito. A verdade é que o índice de acidentes envolvendo as mulheres é bem menor quando se compara os índices medidos para os condutores do sexo masculino. Além disso, quando há colisão, a severidade é sempre menor no perfil feminino, porque, na maioria dos casos, as mulheres respeitam os limites de velocidade.
De acordo com Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, outros fatores também colaboram para que o valor do seguro para as mulheres possa ser reduzido. “Na maioria das vezes, os carros escolhidos por elas são os menos visados para roubo. Elas também costumam escolher melhor o local para guardar o veículo, normalmente optando por estacionamentos protegidos, e ainda são muito mais cuidadosas em suas atitudes no trânsito, efetivando o conjunto de medidas e procedimentos indicados pelos cinco princípios da direção defensiva - ação, atenção, conhecimento, habilidade e previsão -, que existem para prevenir e minimizar as consequências de acidentes”, explica.
Justamente em função das características femininas no trânsito, as mulheres recebem outras vantagens na contratação de seguros, que vão além do preço reduzido. Algumas apólices, elaboradas exclusivamente para elas, podem contemplar diferenciais de assistência 24 horas como:
- Troca de pneus com quantidade de acionamento ilimitado; - Reboque/auxílio em caso de pane mecânica com quantidade de acionamento ilimitado; - Motorista amigo; - Cobertura em caso de furto da cadeira de auto (transporte de crianças); - Leva e traz em caso de manutenção do veículo; - Envio de técnico para reparos/manutenção de equipamentos domésticos de linha branca: refrigerador, congelador, máquina de lavar roupa/louça, máquina de secar roupas, forno a gás e forno de micro-ondas e outros; - Help Desk: assistência ao computador da segurada; - Serviços PET: atendimentos para consultas veterinárias; - Isenção de franquia: algumas seguradoras disponibilizam para o perfil feminino, mediante contratação de cláusula específica, a isenção da franquia em caso de sinistro;
“Em relação ao trânsito, as mulheres se destacam pela perfeita união de sensibilidade, intuição e sabedoria. Cabe aos homens aprender com elas e seguir o exemplo”, destaca Cardoso.
Já Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil, considera que "as mulheres são conhecidas, em sua maioria, por serem mais cautelosas na direção, além de respeitarem mais as leis. Por isso, as seguradoras cobram um valor mais baixo. Internamente, também temos essa percepção: em 2017, das solicitações para acionar o seguro recebidas pela Compara Online, apenas 30% foram feitas por mulheres", explica.
O fato é comprovado pelas estatísticas: o relatório Mulheres no Trânsito, da Seguradora Líder-DPVAT, aponta que as mulheres responderam por apenas 25% das indenizações pagas por acidentes em 2015, contra 75% dos homens. Enquanto isso, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas 11% dos acidentes de trânsito são causados por mulheres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.