Folia com saúde

Foliões têm que estar em forma para o Carnaval

Um simples alongamento antes da folia pode evitar lesões e problemas musculares; o salto alto já é persona non grata para os fisioterapeutas e usá-lo para pular carnaval pode trazer riscos; vale atentar ao tipo de calçado que se usa na festa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Carnaval deve ser aproveitado com cuidados nos pés e nos músculos
Carnaval deve ser aproveitado com cuidados nos pés e nos músculos (Carnaval)

Carnaval não é sinônimo somente de diversão, marchinhas e maisena. Quem for “pular” durante os dias de folia tem que estar bem preparado fisicamente. Isto porque esse período de festas exige fôlego, resistência e força nas pernas para suportar bem o trajeto atrás do bloco.

Para o membro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito-16), Abidiel Dias, não custa nada entrar em forma antes da folia, já que essa prática pode evitar lesões ou problemas musculares, na coluna e outras partes do corpo. Na hora do “esquenta”, um alongamento pode fazer toda a diferença. "Do ponto de vista de prevenção de lesões, muitas são as providências que podem ser tomadas, a partir de uma atitude de alongamento prévio das articulações mais exigidas, como a de membros inferiores, pés, tornozelos, joelhos, quadril, a própria coluna vertebral e, também, os membros superiores que não ficam fora do agito, da movimentação, até por uma questão de ginga e equilíbrio", explica Abidiel.

Segundo o fisioterapeuta, quando atitudes como essas não são tomadas, em alguns casos, a pessoa fica suscetível a desenvolver tendinite, inflamação na planta dos pés - a fascite plantar -, dores musculares e na coluna, e tenossinovite, a inflamação do revestimento da bainha protetora dos tendões. Fazer alongamentos prévios às atividades físicas é um hábito saudável e, de preferência, sob a orientação profissional. Preparar-se com atividades aeróbicas e que beneficiem a parte cardiorrespiratória também é uma recomendação, principalmente para os menos ativos e sedentários.

O calçado
Vale atentar ao tipo de calçado que se usa na hora da festa. Para o especialista, o salto alto já é persona non grata para os fisioterapeutas e usá-lo para pular carnaval pode trazer riscos. "Os saltos altos, independentemente da atividade, seja folia ou não, conseguem fazer um encurtamento da musculatura da parte posterior da perna. Isso vai refletir na própria má postura da mulher. A repercussão é em todo o membro inferior e na coluna também. Então, pensar em ir para a folia, onde há muito impacto, calçando um tamanco ou calçado de salto alto, não é o mais adequado”, alerta.

"O calçado mais indicado, mais adequado, é aquele tênis que você já tem costume de usar e que já está 'amaciado' com o seu uso diário", afirma Abidiel Dias. Tênis novos também devem ser evitados, pois podem gerar calos. Quanto o assunto são as indumentárias do folião, a liberdade dita a moda das fantasias. Mas fica a dica de que, quanto mais folgada, melhor a roupa, para dar liberdade de movimentos.

Outra dica é ingerir alimentos leves antes da diversão, como frutas, para não deixar o intestino empachado. Hidratação também não pode ser deixada de lado, com água, sucos e isotônicos, prioritariamente. De resto, é só cair na folia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.