Sem Carnaval

Blitz Urbana e Semmam concluem ações de fiscalização em São Luís

Objetivo foi inibir aglomerações no período em que seria comemorado o Carnaval; foram 11 notificações em diferentes regiões da Ilha

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Blitz Urbana e Semmam durante fiscalização em São Luís
Blitz Urbana e Semmam durante fiscalização em São Luís (Blitz Urbana e Semmam durante fiscalização em São Luís)

São Luís - A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) por meio da Blitz Urbana, concluiu, na noite de terça-feira, 16, as ações educativas promovidas desde a última semana em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o objetivo de inibir festas e aglomerações no período em que seria comemorado o Carnaval de 2021. Ao todo, as fiscalizações geraram 11 notificações em diferentes regiões da Ilha.

As diligências, iniciadas na última sexta-feira (12), fazem parte do planejamento da Prefeitura de São Luís para combater a disseminação da Covid-19 na capital. Mais de 20 bairros foram percorridos durante a operação. A Praia Grande foi um dos primeiros trechos visitados pelas equipes. No Centro Histórico, além de orientações específicas sobre a Covid-19, a Blitz Urbana recomendou a desobstrução de ruas e calçadas para garantir a passagem de pedestres e evitar a aglomeração de frequentadores.

As equipes também estiveram nas regiões do Bacanga, Calhau, Centro, Cidade Operária e Renascença, onde os órgãos tiveram maior atenção por serem, tradicionalmente, os que concentram o maior número de eventos carnavalescos. Nessas áreas, a fiscalização foi intensificada com orientações de agentes do Meio Ambiente sobre eventos com som e sobre as medidas sanitárias adequadas para o ambiente e para os frequentadores. Foram vistoriados, também, os bairros da Cohab, Cohatrac, Divinéia, Jaracati, Ponta d’Areia, Turu e Vila Luizão.

Operação

Durante operação, foi dado cumprimento à decisão acertada entre o Município, o Poder Judiciário e outras instituições - que determinou a suspensão de eventos em ambientes públicos devido ao aumento da pandemia da Covid-19 -, equipes da Blitz Urbana foram às ruas da cidade, durante os seis dias da operação, orientando proprietários de bares e restaurantes quanto aos cuidados de higienização e demais medidas de combate à pandemia.

O secretário adjunto de fiscalização da Semurh e diretor da Blitz Urbana, Asbhel Muniz, qualificou as ações como positivas. “Avaliamos as rondas como bem sucedidas, principalmente, pela forma como fomos recebidos pelos empresários e pela população em geral, que demonstraram compreensão quanto ao nosso papel enquanto agente público atuando, acima de tudo, na preservação da vida”, concluiu.

3 anexos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.