Editorial

Patrimônio da Humanidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Há exatos 20 anos, no dia 6 de dezembro de 1997, São Luís recebia o título de cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento aconteceu na cidade Nápoles, com a presença da governadora Roseana Sarney, e do então prefeito da cidade, Jackson Lago, dentre outras autoridades. De lá para cá, a região que abriga mais de 3.500 imóveis tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passou por altos e baixos, e neste ano, revive com força uma áurea que há muito não se via: a população voltou a contemplar as charmosas ruas de paralelepípedos do nosso Centro Histórico.

O retorno dos filhos da terra para o principal cartão-postal da cidade tem motivo, e um deles é por causa dos investimentos em ações de reocupação do Centro Histórico, como o programa Reviva, cujo nome é adequado diante do cenário que vive e que busca impulsionar. A iniciativa traz programação cultural mensal como o Passeio Serenata, o Sarau Histórico e o Roteiro Reggae. Em todos, o visitante é convidado a conhecer mais sobre as riquezas históricas, culturais e arquitetônicas do lugar.

Mas nem só de intervenções culturais revive o Centro Histórico. O poder público tem investido em ações de revitalização da infraestrutura, porque não adianta levar as pessoas para o lugar e não oferecer suporte para que se mantenham e voltem outras vezes. A região do Complexo Rua Grande, por exemplo, já está com obras em andamento, o que deverá pôr fim ao caos que, por muitas gestões, seguia como um problema sem solução. Também estão previstas intervenções em espaços emblemáticos, como Praça João Lisboa, Fonte do Bispo, Parque do Bom Menino, Largo do Carmo, Mercado Central, entre outras dezenas de pontos, com recursos do PAC - Cidades Históricas.

O conjunto de ações, tanto culturais quanto de infraestrutura, estão dando uma nova cara ao nosso Centro Histórico da capital maranhense. Mas, mais do que isso, nestes 20 anos de recebimento do título, o maior presente que o nosso patrimônio está recebendo é o despertar o amor do povo pela cidade, o sentimento de pertencimento e a consciência de que preservar tudo isso é preciso para que a forte ligação com o passado, ainda que em pleno século XXI, siga viva e cada vez mais inspiradora.

E O Estado, para comemorar a data, oferece aos seus leitores um Suplemento Especial, em que faz um histórico sobre a concessão do título à capital maranhense, desde as primeiras discussões, até culminar com a sessão solene na cidade de Nápoles, quando a Unesco outorgou o título de Patrimônio Cultural Humanidade a São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.