Crimes

Mototaxistas da Ilha estão na mira dos assaltantes

Cerca de 140 ações criminosas a motociclistas, entre roubos e furtos, são registradas mensalmente, conforme a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículo; média de cinco assaltos por dia; criminosos solicitam corridas e no trajeto anunciam assalto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Mototaxistas que atuam em São Luís estão apreensivos com os frequentes casos de roubos que a categoria vem enfrentando durante a prestação de serviço. São 140 roubos ou furtos de motocicletas por mês na capital, comforme a polícia. De acordo com os mototaxistas, criminosos solicitam corridas, mas no trajeto anunciam o assalto e levam a motocicleta, carteira e outros pertences.

Conforme o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Jeffrey Furtado, em média 200 casos de roubos e furtos de veículos, entre carro e moto, são registrados mensalmente na Ilha. Desses, 70% ocorrem com motociclistas, o que equivale a 140 casos por mês. Uma média de cinco assaltos por dia.

Vítima de assalto duas vezes, o motaxista José de Ribamar Feitosa Mendes, de 29 anos, está mais atento. “Por duas vezes bandidos levaram a minha moto e carteira. Um assalto foi no bairro Turu e outro no Filipinho. Eles pedem corridas normalmente e em algum lugar assaltam. Tive a sorte de recuperar a minha moto nos dois casos e a carteira em um deles”, relatou, Mendes, que trabalha no há nove anos em mototáxi.

Julinaldo Araújo, de 38 anos, atua na área há dois e percebeu que seria assaltado, por isso encerrou uma corrida no meio do caminho. “Um indivíduo solicitou a corrida e atendi. Depois percebi que era um assalto. Desconfiei de uma ligação que ele fazia.
Outra pessoa estava me esperando no destino para roubar. Parei no meio do caminho e pedi para ele descer da moto. Como estratégia de segurança, procuro sempre observar o passageiro. Se me oferecer algum risco, eu não faço a corrida”, disse.

O mototaxista Moisés Castro, de 54 anos, relatou um caso que vivenciou. “Um rapaz ‘boa pinta’ solicitou uma corrida para o Alto do Turu. Pagou até antecipado. Quando chegamos no destino, tinha outro indivíduo me esperando com uma arma na mão. Levaram a moto e outros pertences. Encontrei a motocicleta no ponto final de ônibus do bairro. Não existe segurança em São Luís. A cidade está abandonada ao Deus dará”, desabafou.

De acordo com o Sindicato dos Taxistas de São Luís, atualmente mil taxistas são autorizados para circular na capital maranhense, porém desse total, 99 são regulamentados (moto amarela com placa vermelha). “É alarmante a falta de segurança para os mototaxistas. Não sabemos precisar a quantidade de trabalhadores que já passaram por essa situação, mas sempre há registros. Além dos que não sabemos”, ressaltou presidente da entidade, Luís Gonçalo.

NÚMEROS

140 casos entre roubos e furtos a motociclistas mensalmente na Ilha
5 assaltos a motociclistas por dia, em média

Fonte: Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.