Presidente Trump assina decreto para enfraquecer Obamacare

Medida visa e incentivar planos de saúde básicos e é o mais recente esforço do presidente dos EUA para derrubar o programa do ex-presidente Barack Obama sem recorrer aos parlamentares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

ESTADOS UNIDOS - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto ontem para enfraquecer a lei do Obamacare e tornar mais fácil para os norte-americanos contratar planos de saúde básicos, mas a ação pode enfrentar possíveis desafios na Justiça.

O decreto de Trump marca o mais recente esforço de sua administração para derrubar o programa do ex-presidente Barack Obama sem recorrer aos parlamentares, após os republicanos do Senado falharem em aprovar uma legislação que acabaria com o Obamacare.

A medida de Trump também foi seu passo mais concreto para acabar com o Obamacare deste que tomou posse em janeiro, após prometer aos eleitores que iria acabar com a legislação estabelecida em 2010.

"O custo do Obamacare tem sido muito revoltante, ele tem destruído absolutamente tudo por onde passa", disse Trump em uma cerimônia de assinatura do decreto na Casa Branca.

Planos de saúde

A medida de Trump eleva o acesso da população a planos de saúde que não oferecem benefícios como maternidade e cuidados a recém-nascidos, medicamentos sob prescrição, cuidados de saúde e tratamento a viciados. O Obamacare exige que a maior parte dos planos de saúde de pequenas empresas e planos individuais cubram esses benefícios.

A ordem também busca mudar um limite da era Obama para o tempo pelo qual pessoas podem utilizar planos de saúde de curto prazo, que são mais baratos, mas oferecem poucos benefícios. Esses planos atualmente são limitados a três meses.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, acusou Trump de querer demolir o sistema de saúde dos EUA. "Tendo falhado em derrubar a lei no Congresso, o presidente está sabotando o sistema", disse ele em nota.

Trump disse que a ordem é "só o começo" e que sua administração vai tomar medidas adicionais. Ele disse ainda que irá "pressionar o Congresso muito fortemente" para o fim e a substituição do Obamacare "de uma vez por todas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.