Saúde

Santa Casa volta a atender pacientes ortopédicos do Socorrão

Desde a semana passada, quando retornou o atendimento, 24 procedimentos cirúrgicos já foram realizados; outros 20 pacientes já estão agendados

Robert Willian Valporto/ O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Recepção da Santa Casa, que faz cerca de quatro cirurgias por dia, dependendo da complexidade
Recepção da Santa Casa, que faz cerca de quatro cirurgias por dia, dependendo da complexidade

SÃO LUÍS - A Santa Casa de Misericórdia voltou a atender pacientes ortopédicos encaminhados pelos Hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II), geridos pela Prefeitura de São Luís. O principal atendimento realizado são as cirurgias, por conta da grande demanda reprimida nos dois hospitais de urgência e emergência da capital.

O atendimento retornou na semana passada. Nesse período, já foram feitos 24 procedimentos cirúrgicos e outros 20 estão aguardando para serem realizados ainda esta semana. Em média, a Santa Casa faz cerca de quatro cirurgias por dia, dependendo da complexidade.

A estimativa do provedor da Santa Casa, Abdon Murad, é que depois de um ano de trabalho, a Santa Casa atenda mais de 1.800 pacientes. Segundo ele, a maioria dos pacientes esperava meses para ser submetida a uma cirurgia nos Socorrão I e II, devido ao grande volume de necessidades. Ele ressaltou, ainda, que 90% dos casos são consequência de acidentes de trânsito com motocicletas.

Francisco das Chagas, 54, fez cirurgia esta semana na Santa Casa
Francisco das Chagas, 54, fez cirurgia esta semana na Santa Casa

“Nós temos uma expectativa muito boa para que essas pessoas que, em alguns casos, estão esperando há meses, passem tão logo cheguem pelo procedimento e possam voltar para suas casas para se recuperarem. Já temos até listas de pessoas para as próximas semanas, devem ser 20 ao todo”, declarou Abdon Murad.

Francisco das Chagas, de 54 anos, teve uma fratura no braço e foi um dos que teve que aguardar por muito tempo. “Já fazia meses que eu aguardava essa cirurgia. Aqui, com dois dias que fui internado, já passei pelo procedimento e aguardo só o raio-x para ser liberado e ir pra minha casa”, disse.

Já Edilson Cruz Ferreira, também de 54 anos, disse que rapidamente foi tratado na Santa Casa. “Eu tinha um pino na mão para ser retirado. Foi por conta de uma queda, para proteger o rosto coloquei o braço na frente e o fraturei. Agora estou bem melhor, graças a Jesus”, exclamou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.