Copa do Nordeste

CBF divulga datas e times maranhenses devem ser prejudicados

Como a fase preliminar acontecerá ainda neste mês, indefinição do Estadual deve retardar indicações da FMF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Federações estaduais têm até o dia 18 de maio para indicar os participantes da fase preliminar.
Federações estaduais têm até o dia 18 de maio para indicar os participantes da fase preliminar. (copa do nordeste)

SÃO LUÍS - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, por meio de um oficio, que a fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018 vai acontecer nos dias 24 e 31 deste mês. Segundo a entidade, entram em campo oito clubes que na nova divisão de vagas da competição não se garantiram diretamente no Nordestão do próximo ano. Com essa definição, o segundo representante do Maranhão na competição, já que o Cordino tem vaga garantida, será prejudicado com a indefinição do Campeonato Maranhense, que segue na Justiça.

Mesmo com decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Federação Maranhense de Futebol (FMF) terá dificuldades para indicar o segundo representante do estado, já que precisam ser definidos ainda o campeão do segundo turno e o campeão da competição. Pelo ofício, as federações estaduais têm até o dia 18 de maio para indicar os participantes da fase preliminar.

“Serão indicados o campeão e o vice. Já estamos oficiando a CBF. Somente depois do campeonato poderemos fazer as indicações. Mas também a CBF não definiu data, apenas especulou que vai começar no dia 23, segundo o que eu olhei hoje [ontem] no site. Vamos esperar para saber o que ela [CBF] vai responder sobre o nosso ofício”, comentou em um a rede social do presidente da FMF, Antônio Américo.

Pelas novas regras da Copa do Nordeste, que volta a ter 16 clubes, -, têm vaga garantida na competição todos os campeões estaduais da região e ainda os vice-campeões de Bahia, Ceará e Pernambuco, confirmando 12 participantes.

Além deles, vão participar da fase preliminar os vice-campeões de Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí. Além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco. Estes clubes vão ser divididos em dois potes e os confrontos vão sair de sorteios. Serão dois jogos e os classificados entram na fase de grupos que vai acontecer em fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.