"Sangue nordestino"

Copa do Nordeste terá conceito especial na edição de 2018

Competição será marcada pela frase “Sangue Tipo N.E", em referência a terra, o orgulho, a força, a história, a energia e a união do povo nordestino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Divulgação da marca do conceito que será utilizado na Copa do Nordeste de 2018
Divulgação da marca do conceito que será utilizado na Copa do Nordeste de 2018 (COPA DO NORDESTE )

SÃO PAULO - A próxima edição da Copa do Nordeste terá um novo conceito. Em 2018, ela será embalada pelo “Sangue Tipo N.E”. Criado pela agência Crane, ele tem o objetivo de representar de forma singular a terra, o orgulho, a força, a história, a energia e a união do povo nordestino. Desta vez, o conceito extrapola o esporte e lembra que é muito mais que futebol, é coisa de DNA, de um sangue único, Sangue Tipo N.E. O sorteio da competição acontece em São Luís, na próxima quarta-feira (6) e terá a presença o ex-craque Zico.

Os elementos que vão acompanhar a mensagem remetem às veias pelas quais correm o sangue nordestino, além de uma malha digital pontilhada, no mesmo tom, que complementa e serve de suporte gráfico. A tipografia, traz referências do sertão nordestino e suas particularidades. A ideia é que esse conceito contribuía com a modernização visual da competição, mas também respeita e homenageia a tradição nordestina.

Esse conceito estará em todo o material visual da competição e nas marcas que acompanham a Copa do Nordeste, como a Taça Asa Branca, o Tour da Taça e o Nordeste Cuida. O azul tradicional continuará forte, assim como a marca principal da competição, representada pelo desenho da Taça mas, em 2018, eles terão a companhia marcante do Sangue Tipo N.E.

Lançamento com presença do Galinho

No próximo dia 6, em São Luís, será realizado o sorteio de grupos da Copa do Nordeste, que terá a presença do ex-Camisa 10 da Seleção Brasileira, Zico. Ele estará no evento a convite do canal Esporte Interativo, que é o detentor de direitos da competição e tem o Galinho – como é conhecido – como comentarista. Zico está sempre presente no jogo principal das transmissões de Liga dos Campeões e é protagonista do programa semanal Noite dos Craques. Outro comentarista do canal, Mauro Beting, também confirmou presença e irá prestigiar a festa. Além deles, tradicionalmente, o evento é apresentado pelo principal narrador, André Henning, e terá a presença de outros integrantes do elenco.

"A presença do Zico, do André, do Mauro e de tantos outros ao Sorteio é mais um sinal de que o Esporte Interativo coloca a Copa do Nordeste no patamar das principais competições. Vamos com o time titular da Liga dos Campeões, porque sabemos que o apelido de Lampions não surgiu por acaso. É a principal competição do primeiro semestre e um grande orgulho para todos nós", afirma Fabio Medeiros, Diretor de Conteúdo do Esporte Interativo.

O formato da competição será o mesmo de 2016: cinco grupos de quatro equipes; avançam à segunda fase os primeiros colocados mais os três melhores segundos. A partir das quartas, mata-mata em dois jogos. Além disso, pela terceira vez, há a presença dos nove estados da região nordestina, sendo três times de Pernambuco e Bahia e dois dos demais estados.

O Sampaio Corrêa disputou três edições da Copa do Nordeste consecutivas que contou com a presença de clubes maranhenses. O Moto Club jogará o torneio pela segunda vez. Nenhum clube do Estado conseguiu passar para a segunda fase da competição.

A edição de 2017 será a quinta consecutiva da Copa do Nordeste, que foi realizada pela primeira vez em 1994.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.