Artigo

Sobre se “espelhar’’ no líder

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Para quem espera por conceitos de liderança que todos já sabem, nem leia esse artigo, pois foge de tudo que lemos em livros sobre ser líder. Melhor pensar o que devemos fazer para ser aceitos como líder. E se você quer saber, vou logo falando, eu também não sei, mas de uma coisa tenho certeza, o que nunca serei na vida, um líder incompetente que ameaça pessoas com o emprego. Todos precisamos de empregos, mas não vamos aceitar assédios, por favor.

Supernatural quando temos um líder querer aprender com este, o que nem sempre acontece dentro de uma empresa quando somos liderados por certos tipos de liderança. Mas vamos pensar que na vida de tudo aprendemos alguma coisa. Durante minha vida profissional passei por três empresas privadas e vários serviços em empresas públicas, onde também tinha líderes.

Tive dois líderes que admiro muito e nunca vou esquecer, pessoas inteligentes e boas, as quais levo para a vida toda. Tive um que não era lá essas coisas de inteligente, mas pessoa tão amável que amo até hoje. Já outro era o “cão”, mas de uma inteligência admirável. Aprendi muito com essa figura frases que uso até hoje.

O pior líder é aquele que não é nem inteligente e nem amável, legal, simpático, ou seja, a pessoa não tem nada em que possamos espelhar.

Estamos em 2017 e ainda existem aqueles que acreditam que liderar é controlar pessoas. Aprenda que se você só controla as pessoas isso não é liderar, isso é falta do que fazer, isso é não ter capacidade para uma estratégia que venha agregar valor para a organização. Controlar pessoas não é liderar! Se você é líder, vamos pensar em estratégias que venha trazer resultados para a organização, mandar e cobrar o óbvio não é estratégia, no mínimo você não tem uma que possa engajar a equipe.

Pressões desnecessárias por coisas/relatórios que não agregam valor em nada, significam falta de estratégias que façam com que a equipe trabalhe para você/para a empresa. Primeira passo para não cobrar é fazer com que as pessoas trabalhem por prazer e não por pressão. O mercado já é opressor, um grito a mais não vai fazer diferença e sim fazer com que as pessoas de fato tenham comportamentos escravos, uma vez que são tratados como.

Vamos pensar que os líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o momento. Vamos pensar em líderes como aqueles que pensam estrategicamente, que tem a equipe a seu favor e que a equipe faz tudo por gostar do trabalho ou mesmo dele.

Líderes despreparados, aprendam, a escravidão já acabou. O bom líder não ganha no grito e sim na boa gestão. Gestão não é controlar pessoas, crie estratégias e faça as pessoas acreditarem nelas. O líder é um mestre que nunca para de ensinar porque está sempre motivado a aprender! Deixar seus funcionários bem informados é uma prática habitual de extremo valor. Nada é mais chato para uma equipe competente do que líderes com discursos vazios e palavras que sequer servem para massagear o ego. Crescer e aprender faz parte do desenvolvimento profissional sempre.

Em suma, eu sempre aprendo com cada liderança, assim como esqueço o lado medíocre de alguns que nunca vou levar para a minha vida profissional. E, por fim, nada me deixa mais com cara de orgasmo do que uma liderança inteligente, competente e feliz, que não precisa infernizar a vida dos liderados, por pura insegurança e falta de competência.

Ana Nery Rodrigues

Professora Executiva e Inteligência Mercadológica

E-mail: ananeryrs@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.