Quadrilha em Timon

Polícia desarticula em Timon uma quadrilha de traficantes de droga

Sete pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos; operação denominada Réveillon Seguro cumpriu mandados expedidos pela Justiça

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Armas apreendidas com a quadrilha de assaltantes na cidade de Codó
Armas apreendidas com a quadrilha de assaltantes na cidade de Codó (Armas apreendidas com a quadrilha de assaltantes na cidade de Codó)

Uma quadrilha de traficantes de drogas foi desarticulada e os seus integrantes presos durante operação realizada na manhã de ontem no município de Timon (distante aproximadamente 500 km de São Luís). A ação foi realizada de forma conjunta entre as polícias Civil e Militar, resultando na prisão de sete pessoas e na apreensão de dois adolescentes.

A operação foi denominada Réveillon Seguro, realizada pela Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico com o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM). Mais de 30 policiais participaram da atividade, que resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Timon.

Operação
De acordo com o delegado Ricardo Freire, da Senarc de Timon, os mandados foram cumpridos em seis residência localizadas em um mesmo quarteirão do bairro Formosa. Ele explicou também que a região é conhecida como cracolândia por causa do intenso tráfico de entorpecentes que é realizado na localidade.

“Havia uma reclamação muito grande da comunidade por causa dessa situação. Muitos vinham de outros locais para comprar drogas e usar no local mesmo”, disse o delegado Ricardo Freire. A ação foi realizada logo no início da manhã, por volta de 5h30, e resultou na localização dos envolvidos.

Foram detidas nove pessoas, sendo sete adultos e dois adolescentes (um de 16 e outra de 17 anos). Também foram apreendidos crack e maconha prontos para a comercialização e uma quantia de aproximadamente R$ 4 mil, proveniente do tráfico.

Um dos presos já tem passagem pela polícia. Trata-se de Daniel Sousa Batista, de 28 anos, que foi preso em 2011 durante uma operação que desarticulou uma quadrilha que atuava no tráfico de entorpecentes.

Outro detalhe que chama atenção diz respeito à adolescente de 17 anos. Ela é filha de Antônia Maria de Oliveira Silva, conhecida como Toinha, de 37 anos, e companheira de Gláucio Quaresma Sousa, de 21 anos, que foram presos durante a atividade de ontem.

Além disso, a adolescente tem um filho de dois meses com Gláucio Quaresma e, por essa razão, a jovem foi liberada. Todos os outros maiores foram encaminhados para o Centro de Ressocialização Jorge Vieira, em Timon, onde estão à disposição da Justiça.

Prisão em Codó
Também ontem, a Polícia Civil da cidade de Codó (distante aproximadamente 290 km de São Luís) desarticulou uma quadrilha que cometia assaltos e roubos na região. Com os integrantes do bando, os policiais apreenderam várias armas e rádios comunicadores que eram utilizados pelos criminosos.

De acordo com as investigações, a quadrilha agia no centro da cidade, principalmente na zona rural, onde roubavam motocicletas de pessoas nas estradas vicinais e invadiam propriedades, em busca de armas de fogo. O grupo agia sempre com bastante violência contra as suas vítimas.

De acordo com o delegado Rômulo Vasconcelos, responsável pela prisão dos suspeitos, uma das vítimas da quadrilha teve de ser hospitalizadas depois de levar um forte golpe na cabeça por um dos integrantes do bando. Alguns dos detidos já têm passagem pela polícia por homicídio, assalto e porte ilegal de arma de fogo.

“O líder da quadrilha é Gessivan Vieira da Silva Ximenes, de 31 anos. Ele tem um porte ilegal de arma de fogo. Gessivan, que é de Açailândia, chamou outros bandidos para praticar os assaltos e para isso fornecia a estrutura, como moto e armas. As pessoas fazem o assalto e ele distribui o benefício entre os assaltantes”, disse o delegado Rômulo Vasconcelos, da delegacia de Codó.

Saiba Mais

Detidos na operação em Timon

Daniel Sousa Batista, 28 anos.

Etevaldo Pereira da Silva, 22 anos.

Rafael Lopes dos Santos, 29 anos

Paulo Wendson Oliveira Sales, conhecido como "Paulão", 29 anos

Ana Caroline de Jesus da Silva, 19 anos.

Gláucio Quaresma de Sousa, de 21 anos.

Antônia Maria de Oliveira Silva, conhecida como "Toinha", 37 anos

Um adolescente de 16 anos

Uma adolescente de 17 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.