Ocupação

Direção da UFMA e a do IFMA garantem realização do Enem

Seletivo deverá ocorrer em São Luís, mesmo com a ocupação por estudantes dos prédios administrados pelas instituições em protesto contra a PEC 241; MEC deu prazo até ontem para manifestantes saírem dos prédios ocupados

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Prédio do  CCSo da UFMA, na capital, até ontem estava ocupado por estudantes
Prédio do CCSo da UFMA, na capital, até ontem estava ocupado por estudantes (Prédio ocupado na UFMA)

A direção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) garantiram ontem, de forma oficial, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado, 5, e domingo, 6, apesar da ocupação de prédios administrados pelas instituições de ensino. Em contrapartida, lideranças dos movimentos estudantis informaram a O Estado que as mobilizações continuarão por tempo indeterminado.
O Ministério da Educação (MEC), por meio de sua assessoria-geral, informou que os estudantes teriam até ontem para desocupar os prédios, sob risco de que, caso houvesse a necessidade de remarcação das provas, as lideranças dos movimentos estudantis arcariam com os novos custos de aplicação. Apesar disto, até o fechamento desta edição, os campi do Monte Castelo do IFMA e do Centro Histórico – além dos campi da instituição em Açailândia e Pinheiro – permaneciam ocupados.
De acordo com a direção doIFMA, destes quatro prédios, dois deverão ser locais de realização de provas (campus Monte Castelo e campus de Pinheiro). No campus Monte Castelo, ainda segundo a assessoria do IFMA, serão usadas instalações de um prédio novo que abrigou no domingo, 30, seções eleitorais.
Já em Pinheiro, ainda segundo o IFMA, as salas de aula que não foram ocupadas por alunos deverão receber estudantes para o exame. Na UFMA, devido ao Enem, a ocupação do Centro de Ciências Humanas (CCH) do Campus Dom Delgado (campus do Bacanga) e do Colégio Universitário foi suspensa e deverá ser retomada na semana que vem.
Ainda segundo a assessoria da UFMA, o Centro Pedagógico Paulo Freire sediará as provas do Enem deste ano. No Centro de Ciências Sociais (CCSo), apesar da ocupação pelos estudantes, a direção do prédio informou a O Estado que conversará com os alunos para que haja condições de realização das provas. De acordo com a direção da instituição, o campus de Chapadinha também foi ocupado por estudantes. No entanto, não haverá prejuízos para a realização do Enem no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.