Filme

Uma aventura cinematográfica

Filme “América do Sul”, uma iniciativa de sete maranhenses, será gravado durante viagem de 50 dias por diversos países; ideia é do ator Luís Mário Oliveira e projeto contará com a participação do cineasta Frederico Machado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Luís Mário Oliveira idealizou projeto que percorrerá vários países para gravação de filme
Luís Mário Oliveira idealizou projeto que percorrerá vários países para gravação de filme (luis mário oliveira h)

A partir de janeiro de 2017, uma ousada incursão por oito países marcará a gravação do filme “América do Sul”, uma investida coletiva maranhense comandada por Daniel Costa, Josh Baconi, o cineasta Frederico Machado, Luís Mário Oliveira, Mônica Mello, Manuela Farias e Guilherme Verde. O filme será gravado em uma viagem de 50 dias por países como Brasil, Peru, Equador, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. Os cenários serão os diferentes momentos do percurso da viagem. O corte final ficará aos cuidados do cineasta Frederico Machado e a distribuição, aos cuidados da Lume Filmes.

Segundo o ator idealizador do projeto, Luís Mário Oliveira, trata-se de uma produção inovadora. O longa-metragem que mesclará ficção e realidade contará a história do personagem Luma, um motociclista que sonha em fazer uma longa viagem em busca de aventura e que, ao chamar a atenção dos demais amigos, acaba convencendo-os a acompanhá-lo numa caminhonete 4x4. Luís Mário conta que a história é verídica, pois a ideia de embarcar nessa aventura foi dele mesmo e mobilizou seus amigos de verdade. Em princípio, a viagem seria em uma motocicleta. “É um filme que busca dialogar com o público e esperamos atrair cerca de 100 mil pessoas”, prospecta.

Equipe

Apenas Luís Mário Oliveira tem de fato formação de ator. Aos demais integrantes caberá uma atuação natural. Isto será observado também na ficção. A produção executiva será regida por Mônica Mello e Frederico Machado. “Contamos com uma equipe dedicada e competente, composta tanto por pessoas com experiência cinematográfica, que acreditam no projeto, como pessoas que estão começando no mundo do cinema e já mostram extrema capacidade e talento. Uma equipe unida pela vontade de fazer um filme de qualidade e que pretende conquistar o público Brasil afora”, diz Luís Mário Oliveira.

As gravações serão realizadas em locações dos diversos municípios percorridos nos quase 20 mil km de estrada. No Brasil, a equipe partirá de São Luís, rumo a Marabá (PA) e depois Humaitá (AM), até alcançar Rio Branco, no Acre. Os atores percorrerão um período invernoso na estrada transamazônica, com muita lama e falta de pavimentação, o que para o grupo, sugere, de certa forma, um dos grandes desafios.

A produção é uma realização da Lume Filmes, que será a própria distribuidora do filme e o levará para os diversos festivais nacionais e internacionais. O longa-metragem será posteriormente lançado na internet, TV a cabo e DVD. Por enquanto, a produção está em fase de captação de recursos e empresas colaboradoras da arte já sinalizaram seu envolvimento na inédita produção. “Estamos abertos para trazermos mais parceiros para a nossa grande expedição, viagem conosco e eternizem-se pelos mais belos ambientes da nossa fantástica América do Sul”, convida Luís Mário Oliveira, em nome de toda a equipe integrante do projeto.

O percurso será iniciado em São Luís e o elenco passará por Marabá, Altamira, Uruará, Itaituba, Humaitá, Porto Velho e Rio Branco. Depois, Rio Branco, Puerto Maldonado, Cusco, Abancay, Nazca e Lima, e assim por diante. O percurso total somará 20.268 quilômetros. “Serão muitas horas de trabalho e aventura, desbravando a América do Sul. Estamos ansiosos por começar essa trajetória e gravar o filme, para depois apresentar algo diferente para o público. Nossa expectativa é a melhor possível e estamos confiantes em fazer um criativo trabalho”, diz Luís Mário Oliveira.

Percurso de gravação

São Luís (MA) a Porto Velho (RO) - 3.043 Km

Percurso I: São Luís – Marabá (805km) Marabá – Altamira (500km) Altamira – Uruará (191km)Uruará – Itaituba (298) Itaituba – Humaitá (1048km) Humaitá – Porto Velho (205km) Porto Velho - RO – Rio Branco – AC (512km)

Rio Branco (AC) a Lima (Peru) - 2.146 Km

Percurso II: Rio Branco – Capixaba (82km) Capixaba – Puerto Maldonado (491km) Puerto Maldonado – Cusco (465km) Cusco – Abancay (194km) Abancay – Nazca (462km) Nazca – Pisco (220km) Pisco – Lima-PE (242km)

Percurso III: Lima – Peru a Quito – (1.844km) Equador – Lima – Peru (1.844km) 3.688 Km

Lima – Peru a La Paz – Bolívia - 1.509 Km

Percurso IV: Lima – Nazca (449km) Nazca – Chala (170km) Chala – Camaná (223km) Camaná – Moquegua (261km) Moquegua – Desaguadero (294km) Desaguadero – La Paz (117km)

La Paz – Bolívia à Assunção – Paraguai - 1.190 Km

Percurso V: La Paz – Oruro (225km) Oruro – Potosi (313km) Potosi – Tarija (346km) Tarija – Assunção Paraguai (1.109km)

Assunção – Paraguai à Santiago – Chile - 2.108 Km

Percurso VI: Assunção (Paraguai) – Formosa (155km) Formosa – Corrientes (188km) Corrientes – Santa Fé (570km) Santa Fé – Rio Cuarto (434km) Rio Cuarto – San Luis (220km) San Luis – Mendoza (257km) Mendoza – Santiago(Chile) (363km) Santiago – Valparaiso – Santiago (240km)

Santiago – Chile à Buenos Aires – Argentina - 1.406 Km

Percurso VII: Santiago – Mendoza (363km) Mendoza – San Luis 258km) sanLuis – Buenos Aires (Argentina) (791km)

Buenos Aires – Argentina à Montevideo – Uruguai - 280 Km

Percurso VIII: Buenos Aires – Tigre (32km) Tigre – Sacramento ( 74km*navio) Sacramento – Rosario (51km) Rosario – Ciudaddel Plata (103km) Ciudaddel Plata – Montevideo ( 34km)

Montevideo – Uruguai à Brasília – Brasil - 2.908 Km

Percurso IX:

Brasília – Brasil à São Luís – MA 1.990 Km

Percurso X.Total 20.268 Km

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.