Acordo

Rebeldes e suas famílias começam a deixar cidade síria de Daraya

Há quatro anos a cidade estava sitiada; crianças, idosos e mulheres tiveram prioridade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Damasco - Rebeldes sírios e suas famílias começaram a se retirar nesta sexta-feira,26, da cidade de Daraya, na periferia de Damasco, após o acordo com o governo de Bashar al Assad. Há quatro anos a cidade estava sitiada.

Os combatentes e seus parentes foram levados para fora da cidade devastada em ônibus acompanhados por ambulâncias e veículos da Crescente Vermelho, constatou um jornalista da agência France Presse. O primeiro ônibus a sair levava principalmente crianças, idosos e mulheres.

Uma fonte militar disse à AFP que cerca de 300 rebeldes e suas famílias deixaram Daraya neste primeiro dia. A operação irá até sábado (27).

O acordo, alcançado na véspera, prevê que os rebeldes conservem suas armas pessoais e que lhes seja garantido o traslado até a cidade de Idleb, em mãos da oposição.

Os civis serão transferidos para centros de acolhida gerenciados pelo governo para reassentá-los em outras localidades.

Cerca de 8 mil pessoas permaneciam em Daraya, apesar do cerco imposto pelo regime no final de 2012 e os bombardeios constantes do exército sírio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.