São Luís Sustentável

Empresário faz casa sustentável para morar com sua família

Conceito adotado pelo designer Júnior Ramos foi o de uma residência com pouco impacto ambiental e que melhorasse a qualidade de vida dos moradores; Centro Histórico e seus casarões com pé-direito alto serviram de inspiração

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Para garantir conforto térmico em sua casa, Júnior Ramos colocou teto verde em quase todos os cômodos
Para garantir conforto térmico em sua casa, Júnior Ramos colocou teto verde em quase todos os cômodos

SAIBA MAIS

IPTU Verde
Diversas cidades brasileiras adotam o chamado IPTU Verde, um desconto no valor do IPTU para o contribuinte que construir ou reformar a sua casa ou empresa implantando os seguintes sistemas ecoeficientes em sua obra: captação e reuso da água, geração de energia, tratamento de residuos, aproveitamento bioclimático e uso de materiais provenientes de fontes naturais renováveis ou recicladas. Em São Luís, a Lei Construindo no Patrimônio (Lei Nº 5.916) deve levar ao debate do IPTU Verde.

Mercado
Ainda não é possível construir casas sustentáveis (ao menos com todas as características disponíveis a alto preço) em larga escala. As casas padrão são construídas mais facilmente por fazer
parte de um mercado que já está estabelecido há muito tempo. Sendo assim, elas parecem mais fáceis
e factíveis.

DICAS

Sugestões para uma casa sutentável

Telhas brancas
Pintar o telhado com tinta branca também representa maior conforto ambiental. Independente do material da telha, a cor reflete os raios solares e pode diminuir a temperatura interna em até 1ºC.

Iluminação artificial
Utilizar lâmpadas LED (diodo emissor de luz, na sigla em inglês) representa economia de até 30% na conta de luz, segundo o arquiteto. Além disso, as lâmpadas tem maior vida útil, chegando até 15 anos sem manutenção, e não emitem calor, ao contrário das incandescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.