São Luís Sustentável

300 toneladas de lixo reciclável são coletadas por mês

Material vai para cooperativas, que separam papelão, plástico e papel e vendem para a indústria da reciclagem; Prefeitura mantém ecopontos para evitar descarte irregular

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Todos os dias, milhares de objetos e substâncias são jogados no lixo sem que para isso seja analisado o destino a que serão enviados, fazendo com que o meio ambiente seja gradativamente destruído. É por isso que as atitudes sustentáveis são cada vez mais promovidas e empregadas na sociedade. Entre as atitudes sustentáveis está a reciclagem de lixo. Em São Luís, 300 toneladas de lixo reciclável são coletadas por mês.

Diariamente, é coletada cerca de uma tonelada de lixo em São Luís. Este total inclui apenas o que é destinado à Central de Tratamento de Resíduos Titara, localizada no povoado Buenos Aires, no município de Rosário, a 75 quilômetros de São Luís. “Além deste total, há o lixo que é coletado seletivamente e enviado pa­ra a reciclagem. Em São Luís, são coletadas seletivamente cerca de 300 toneladas por mês”, informa Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê de Limpeza Urbana de São Luís.

Atualmente, a Prefeitura tem dois caminhões de coleta seletiva, que atendem demandas pontuais. O lixo recolhido na cidade e em empresas cadastradas na Prefeitura é encaminhado direto para as cooperativas. “Os caminhões seguem duas rotas, um durante o dia e o outro à noite. A coleta desses caminhões é feita em rodízio para atender a toda a nossa demanda, que é principalmente de empresas cadastradas que separam o seu lixo. Todo o material recolhido é encaminhado para as cooperativas de reciclagem com as quais temos convênio”, explica Carolina Moraes Estrela.

LEIA TAMBÉM:
Catadores de material reciclável têm rotina exaustiva em SL
Empresário faz casa sustentável para morar com sua família
Coleta seletiva de lixo é usada para garantir sustentabilidade


Além disso, a Prefeitura conta com três Ecopontos funcionando: Avenida dos Africanos, próximo à entrada do Parque Amazonas; Bequimão e Turu. Até o fim do ano, devem ser 10 espaços do tipo na cidade. Somente no Ecoponto Avenida dos Africanos desde maio, quando ele foi inaugurado, já foram descartadas duas toneladas de lixo. O último ecoponto inaugurado foi o do Turu, dia 20 deste mês. Juntos, os três ecopontos já receberam cerca de quatro toneladas de lixo.

O lixo coletado de forma seletiva em São Luís é destinado a três cooperativas de catadores com que a Prefeitura tem parceria: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar), no Centro; a Associação de Catadores da Cidade Olímpica (Ascamarco) e a Coperativa de Reciclagem de São Luís (CooperSL), localizada no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Aqui a gente faz a separação de todo o material que é coletado e encaminhamos para uma empresa que compra e faz a revenda para as indústrias de reciclagem”, afirma Maria José Nascimento, associada da Ascamar.

Disque Limpeza
Os caminhões de coleta seletiva da Prefeitura de São Luís atendem conforme agendamento. O telefone do Disque Limpeza é: 0800 0981636.

Números
1 tonelada
de lixo é coletada diariamente em São Luís
300 toneladas de lixo reciclável são coletadas por mês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.