Cineasta sombrio

‘Zé do Caixão’ será homenageado em mostra de cinema na Europa

Homenagem será durante a 17ª edição da Novocine, mostra espanhola de cinema brasileiro.

Evandro Júnior / Na Mira

Mostra homenageará 'Zé do Caixão'
Mostra homenageará 'Zé do Caixão' (Foto: Reprodução)

José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que morreu em 2020, será homenageado na décima sétima edição da Novocine, mostra espanhola de cinema brasileiro. Como parte de sua programação, o evento, que acontece em Madrid, na Espanha, vai exibir três longas do diretor restaurados em 4K.

A seleção abre nesta segunda-feira (8) com “Maldito - O Estranho Mundo de José Mojica Marins”, filme dirigido por Ivan Finotti, correspondente da Folha na Europa, e André Barcinski, colaborador do jornal. O longa reúne depoimentos do sombrio cineasta e de seu entorno para iluminar sua vida e obra.

Nos três dias seguintes, serão exibidos “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” e “O Despertar da Besta”, respectivamente. Os filmes serão exibidos em suas versões em 4K, definição melhor que o HD, restauradas em laboratórios da Cinecolor a pedido da empresa americana Arrow Films, que lançou coleções das obras de Zé do Caixão nos mercados dos Estados Unidos e britânico no começo deste ano.

Zé do Caixão é bastante conhecido no Brasil desde os anos 1990, quando os filmes dele foram lançados nos Estados Unidos, ainda em VHS, e ele passou a se chamar Coffin Joe.

Na Espanha, no entanto, o cinema do diretor é pouco conhecido, ainda que fosse filho de espanhóis que imigraram para o Brasil. Mojica chegou a visitar o país europeu nos anos 1970, quando frequentou o Sitges, festival de cinema fantástico e terror da Catalunha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.