Ataques

França não irá estender estado de emergência, afirma Hollande

País estendeu duas vezes o estado de emergência, válido até 26 de julho; ato que amplia medidas de segurança foi imposto após ataques em Paris

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Paris - A França não irá estender para além de 26 de julho um estado de emergência colocado em prática após os ataques de militantes islâmicos em 13 de novembro em Paris, disse o presidente francês, François Hollande, ontem.

"Não podemos estender o estado de emergência indefinidamente, não faria sentido. Isto significaria que não somos mais uma república com a regra da lei aplicada em todas as circunstâncias", disse Hollande a jornalistas em entrevista tradicional no dia da Bastilha, dia nacional francês.

A França estendeu duas vezes o estado de emergência, dando poderes extras de detenção para a polícia e ampliando outras medidas de segurança. A extensão mais recente é válida até 26 de julho e foi feita para cobrir a Euro 2016 e o estágio final do Tour de France.

Relembre o caso
A série de ataques em 13 de novembro em Paris foi realizada por jihadistas ligados ao grupo extremista Estado Islâmico. Na casa de show Bataclan, no 11º distrito, atiradores fizeram reféns e abriram fogo contra o público que assistia ao show da banda Eagles of Death Metal. Ao menos 80 pessoas foram mortas.

No Bar Le Carillon e no restaurante Le Petit Cambodge, ambos no 10º distrito, e no Bar La Belle Equipe, no 11º distrito, clientes foram mortos por atiradores. Perto do Stade de France, em Saint Denis, ao norte de Paris, onde França e Alemanha jogavam um amistoso, ocorreu um ataque de um suicida.

Pelo menos sete terroristas morreram durante os atentados. Os jihadistas, em sua maioria, tinham nacionalidade francesa ou belga.

Três pessoas foram mortas dias depois em uma operação policial em Paris, incluindo o belga Abdelhamid Abaaoud, que foi apontado por fontes próximas à investigação como mentor intelectual dos ataques. Outras duas pessoas foram presas, e um homem, Salah Abdeslam, está foragido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.