Série C

Sampaio Corrêa marca no fim e arranca empate contra o Figueirense na Série C

Em um Nhozinho Santos castigado pela forte chuva, o Tricolor conquistou o seu primeiro ponto, mas continua sem vencer na Terceirona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 28/04/2024 às 01h49
Sampaio Corrêa e Figueirense se enfrentaram no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
Sampaio Corrêa e Figueirense se enfrentaram no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Com foco total em reagir no Campeonato Brasileiro Série C após estreia com derrota para a Aparecidense, o Sampaio Corrêa enfrentou o Figueirense na tarde deste sábado (27), em partida válida pela segunda rodada da competição nacional e disputada no Estádio Nhozinho Santos, que estava com o gramado castigado pela forte chuva em São Luís. Jogando em casa, a Bolívia Querida desperdiçou boas oportunidades no campo de ataque, viu o Figueira abriu o placar, mas foi valente para buscar o empate por 1 a 1 no último lance da partida e somar o seu primeiro ponto na Terceirona.

Leia também:

Torcedores do Sampaio Corrêa fazem protesto contra o presidente Sergio Frota

Thiago Gomes valoriza atuação e dedicação do Sampaio Corrêa após empate

Ferreira destaca empate do Sampaio Corrêa: "Esse ponto vai valer muito"

Disposto a fazer valer o fator casa, o Sampaio Corrêa criou boas chances no início de partida no Nhozinho Santos, porém, o Figueirense não se acomodou, pressionou a defesa tricolor e abriu o placar aos 27 minutos, com Léo Baiano, que finalizou com categoria após passe de Gledson e falha da defesa da Bolívia Querida. Já no segundo tempo, com o campo pesado, o Sampaio insistiu na ligação direta e nos levantamentos para a grande área, e essa pressão foi recompensada aos 50 minutos: após cruzamento rasteiro de Pimentinha na grande área, a bola sobrou para Thiago Rosa chutar forte e garantir o empate do Tubarão.

Com o empate diante da torcida no Nhozinho Santos, o Sampaio Corrêa agora tem um ponto na Série C e assumiu provisoriamente a 13ª colocação, saindo da zona de rebaixamento. O Tricolor, no entanto, terá de aguardar o encerramento da segunda rodada da Terceirona para conhecer o seu posicionamento. Já o Figueirense, com quatro pontos, está na vice-liderança da Série C, ficando atrás do líder Náutico no saldo de gols.

Após buscar o empate em casa e o primeiro ponto na Série C, o Sampaio Corrêa volta as atenções para o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, diante do Fluminense. A Bolívia Querida encara o Tricolor na tarde desta quarta-feira (1º), às 16h, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Figueirense, por sua vez, volta a campo pela Série C no próximo domingo (5), a partir das 16h30, diante da Aparecidense, no Estádio Orlando Scarpelli.

O jogo

O Sampaio Corrêa precisou de apenas 40 segundos para assustar o Figueirense no Nhozinho Santos. Após sobra de bola no meio-campo, Ferreira deu um belo drible em Rafael Ribeiro, invadiu a área e chutou cruzado, no canto, mas Ruan fez uma defesa espetacular e evitou o gol da Bolívia Querida. Pouco depois, aos cinco, Brunão recebeu a bola na grande área, conseguiu o giro, mas finalizou pela linha de fundo. O Figueirense só respondeu aos 12, com Alisson Santos, que arriscou o chute da entrada da grande área e tirou tinta da trave direita de Felipe.

Mesmo com a chuva aumentando e dificultando o jogo no Nhozinho Santos, o Sampaio Corrêa permanecia no campo de ataque. Brunão, aos 16 minutos, foi lançado no campo de ataque, passou por Rafael Ribeiro, invadiu a área e tentou o chute, mas pegou mal na bola e facilitou a defesa de Ruan. A resposta do Figueirense não demorou: Guilherme Pato, aos 17, recebeu passe no meio-campo, avançou sem marcação, bateu forte da entrada da área e acertou o travessão de Felipe.

Aos poucos, o Figueirense conseguiu equilibrar as ações diante do Sampaio Corrêa e esbanjou eficiência ao abrir o placar aos 27 minutos: após receber passe de Gledson e contar com as falhas de Evandro e Lucas Lopes, que não conseguiram fazer o corte pelo Sampaio, Léo Baiano ficou cara a cara com Felipe e mandou a bola no ângulo esquerdo. O Sampaio Corrêa ainda tentou empatar antes do intervalo, porém, o goleiro Ruan fez mais uma defesa difícil pelo Figueirense aos 33 minutos, espalmando uma cobrança de falta de Guilherme Escuro.

Sampaio sofre, mas empata no último lance

Mesmo com dificuldades para trocar passes por causa da marcação do Figueirense e do gramado castigado pela chuva, o Sampaio Corrêa pressionou em busca do empate. Aos 14 minutos, Adauto recebeu passe de Ferreira na entrada da área e bateu firme, para defesa de Ruan, e Edrean, na sobra, mandou a bola para fora. Já aos 16, Brunão ganhou disputa de bola dentro da área, chutou, e Ruan segurou em dois tempos.

Satisfeito com o resultado e sem forças para contragolpear, o Figueirense recuou suas linhas, enquanto o Sampaio Corrêa insistia nas bolas longas e cruzamentos para a grande área. Em uma dessas oportunidades, aos 34 minutos, Ferreira fez um levantamento na medida para Brunão, que fez o desvio de cabeça, mas sem sucesso.

O Sampaio Corrêa manteve a pressão sobre o Figueirense nos últimos instantes da partida, com o objetivo de evitar a derrota em casa. Pimentinha, aos 44 minutos, fez boa jogada individual e chutou firme, para fora. A pressão do Tricolor só surtiu efeito aos 50 minutos, praticamente no último lance do jogo: após cruzamento rasteiro de Pimentinha na grande área, a bola chegou a Thiago Rosa, que mandou um chute firme, longe do alcance de Ruan, para decretar o empate no Nhozinho Santos.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Lucas Lopes (Edrean), Fábio Aguiar (Eloir), Cortez e Thallyson (Thiago Rosa); Evandro (Gazão), Ferreira e Guilherme Escuro; Pimentinha, João Felipe (Adauto) e Brunão. Treinador: Thiago Gomes

FIGUEIRENSE: Ruan Carneiro; Cedric, Rafael Ribeiro, Genílson e Samuel Toscas; Gledson, Léo Baiano e Henrique Rodrigues (JP Iseppe); Guilherme Pato (Léo Maia), Alisson Santos (Ruan Levine) e Cristian Renato (Renan Bernabé). Treinador: João Burse

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.