Descoberta

Rússia diz ter desmantelado plano de atentados terroristas em Moscou

Serviço de inteligência russo diz ter descoberto planos de criminosos; cidadãos de um país da Ásia Central foram detidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Moscou - O serviço de inteligência da Rússia afirmou ontem ter descoberto uma série de atentados planejados por terroristas da Turquia e da Síria na região de Moscou.

Segundo o Serviço Federal de Segurança (FSB) russo, a polícia deteve um grupo de cidadãos de um país da Ásia Central que estaria ligado aos planos dos ataques.

"Um grupo de cidadãos de um país da Ásia Central que ia realizar uma série de atentados na região de Moscou" no começo de maio sob ordens de "chefes de organizações terroristas internacionais ativas na Síria e Turquia foram detidos", informou o FSB citado pela agência Ria-Novosti.

Maio é um mês de feriados importantes na Rússia, especialmente pelo 1º de maio (Dia do Trabalho) e 9 de maio, quando Moscou celebra sua vitória sobre a Alemanha nazista em cerimônias que reúnem dezenas de milhares de pessoas.

Durante as detenções realizadas em Moscou, em data não especificada, foram apreendidas "grandes quantidades de armas e explosivos", informa o comunicado do FSB citado pela agência de notícias Ria-Novosti.

O anúncio ocorre em meios ao aumento dos confrontos entre as tropas do regime sírio - apoiado por Moscou - e os rebeldes na região de Aleppo (norte da Síria), perto da fronteira com a Turquia.

As tropas russas têm ajudado as forças do governo sírio em sua luta contra os rebeldes e contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.