Abuso

Mais de três idosos são vítimas de violência, por dia, em São Luís

De acordo com pesquisa, divulgada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, os bairros de Fátima, Vila Palmeira e Monte Castelo lideram a estatística; foram 14.513 atendimentos em três anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Mais de 14 mil idosos foram vítimas de violência psicológica e física em São Luís em três anos
Mais de 14 mil idosos foram vítimas de violência psicológica e física em São Luís em três anos (Idoso)

Os bairros de Fátima, Vila Palmeira e Monte Castelo são os que apresentam atualmente os maiores índices de ocorrências relacionadas à violência contra a pessoa idosa. O dado é da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), que dará início hoje, 2, à programação referente à Campanha de Enfrentamento da Violência, com palestras em parceria com instituições estaduais.

A pesquisa da DPE mostrou também que, dos 14.513 atendimentos realizados pelo Centro Integrado de Violência contra o Idoso, nos últimos três anos (2014 a maio deste ano), 2.793 (ou 19,2%) se referem a casos de lesões físicas e psicológicas cometidas contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram registradas 390 ocorrências de violência contra idosos, o que dá uma média de pouco mais de três casos por dia.

Caso a média de ocorrências diárias seja mantida, os índices de violência contra a pessoa idosa, com base em levantamento do DPE, deverão superar os registrados no primeiro semestre do ano passado, quando aconteceram 550 ocorrências de maus-tratos contra o público acima dos 60 anos. Entre os tipos de violência mais comuns, estão negligência, violência psicológica e abuso financeiro.

De acordo com o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, as discussões por meio de campanhas educativas precisam ser incentivadas. “É isso que estamos fazendo neste momento, mostrando que essa violência existe e que precisamos combatê-la, badalando os sinos desta campanha. Unindo forças com as demais instituições, nos colocamos à disposição para fazermos frente a essa triste realidade, que pode começar a ser revertida com a realização de atividades como esta”, disse.

Ainda segundo especialistas no tema, os dados referentes a pessoa idosa poderão ser maiores, já que, em muitos casos e por diferentes razões, a vítima tem receio de denunciar. O levantamento da DPE apontou também que, dentre os casos registrados na capital maranhense este ano, os integrantes da família estão entre os maiores agressores.

Programação
Hoje, acontecerão palestras em unidades escolares dos bairros de Fátima e Monte Castelo. Entre as escolas que sediarão as atividades, estão a UEB São Sebastião (Bairro de Fátima), UEB Rosário Nina (Bairro de Fátima), Escola Santa Terezinha (Monte Castelo) e UI Governador Matos Carvalho (Monte Castelo). As palestras nestas localidades acontecerão até amanhã, 3.

Conforme a DPE, de 7 a 9 deste mês, as palestras sobre formas de prevenção e controle da violência contra a pessoa idosa ocorrerão na UEB Newton Neves, na Escola Estadual Pio XII e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

SAIBA MAIS
A Delegacia do Idoso é o serviço responsável pelo recebimento de denúncias relacionadas a violência contra o público acima dos 60 anos de idade. De acordo com o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP), a unidade funciona atualmente na avenida Alexandre de Moura, Apicum. Os telefones são: (98) 3221-2119 e (98) 3221-3381.

NÚMEROS
14.513
atendimentos foram realizados pelo Centro Integrado de Violência contra o Idoso, nos últimos três anos (2014 a maio deste ano)
390 ocorrências de violência contra idosos foram registradas somente no primeiro quadrimestre de 2016;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.