Nascimento

Fotógrafo registra nascimento de bebê em campo de refugiados

No campo de Al Zaatari, nascem entre 50 e 80 crianças por semana; segundo Unicef, um terço das crianças sírias nasceu em área de guerra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Síria - No último dia 7 de março, o fotógrafo Muhammad Hamed, da agência Reuters, acompanhou o nascimento de um bebê no campo de refugiados de Al Zaatari, na cidade jordaniana de Mafraq, perto da fronteira com a Síria.

O bebê chamado Siwar é o terceiro filho de uma família síria de Daraa que fugiu para a Jordâniahá dois anos. Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), entre 50 e 80 crianças sírias nascem no campo de Zaatari a cada semana.

No dia 14 de março, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou que mais detrês milhões e meio de crianças sírias - uma em cada três - nasceram em uma área de guerra desde que o conflito no Oriente Médio começou, há cinco anos.

O estudo, "No place for children" (Não é lugar para crianças), aponta que cerca de 8,5 milhões de crianças, mais de 80% das crianças sírias, foram afetadas pelo conflito, dentro do país ou como refugiados.

Segundo a agência das Nações Unidas, 306 mil crianças nasceram como refugiadas desde 2011, muitas delas em países vizinhos à Síria (Turquia, Líbano, Jordânia e Iraque), onde o número de refugiados é dez vezes maior agora do que em 2012.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.