Semana Santa

Santos Óleos são abençoados em missa solene

Cerimônia, realizada na Quinta-Feira Santa, foi antecipada em uma semana para garantir a presença de todas as paróquias, assim como vem ocorrendo nos últimos anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - A Missa dos Santos Óleos foi celebrada ontem, na Igreja da Sé, no Centro. Na tradicional celebração, que é uma das mais importantes do período da Semana San­ta, foram abençoados os óleos que serão usados, durante o ano, nos Sacramentos do Batismo, da Cris­ma e da Unção dos Enfermos.

A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário, e concelebrada pelo bis­po auxiliar dom Esmeraldo Barreto e todo o clero de São Luís, padres e diáconos. Também esteve presente o bispo dom João Muniz Alves – OFM, recém-ordenado para a prelazia do Xingu.

A Missa dos Santos Óleos é tradicionalmente celebrada na Quin­ta-Feira Santa, mas nos últimos anos vem sendo antecipada em uma semana. É nessa cerimônia, também chamada Missa do Cris­ma, que o bispo abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o Santo Crisma. Por isso, o nome “Missa dos Santos Óleos”.

Renovação de promessas
Segundo o padre César de Sousa, a missa é marcada também pela renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Todos os padres renovam seus votos, diante do bispo, fiéis e de Deus, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo.

“Essa celebração de uma das maiores importâncias que se pos­sa ter, com muito significado. É a única do ano inteiro em que o bispo celebra com todos os seus padres. Por isso é chamada de celebração da comunhão presbiteral, da comunhão do bispo com o clero e o povo. Todos juntos em uma grande celebração”, disse o pároco.

A celebração lotou a catedral. Muitas pessoas reservaram um tempo para participar do tradicional rito da Igreja Católica, co­mo a técnica administrativa Janice Barros Silva. “A gente aprende des­de criança que essa é uma missa importante, cria uma tradição e participa todo ano”, disse.

Programação
Além da Missa dos Santos Óleos, a programação da Quaresma e Semana Santa conta com diversos ritos. No dia 12, a programação teve início com a Procissão da Fugida. Já no domingo, houve a Procissão do Encontro.

As próximas atividades acontecem nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), quando serão realizadas as missas de Ramos da Paixão com procissão às 17h no entorno da catedral. Na ocasião, são benzidos os ramos que deverão ser queimados na Quarta-feira de Cinzas de 2017.

Já na Semana Santa, a catedral conta com a Missa da Ceia do Senhor e início do Tríduo Pascal na quin­ta-feira, dia 24. No dia 25, acontece a Via Sacra dentro da própria igreja, narrativa da paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto, que passa pelas ruas do Egito, da Paz e do Sol e retorna para a catedral.

As celebrações se encerram com a Vigília Pascal no Sábado Santo e a missa do Domingo de Páscoa, no dia 27.

SAIBA MAIS
Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com a Ressurreição, que ocorre no domingo
de Páscoa.

Missa dos Santos Óleos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.