[e-s001]Poder resolver praticamente todas as pendências a poucos metros de casa é um dos benefícios que os moradores do Cohatrac podem usufruir. O comércio na região se expandiu e se desenvolveu, levando cada vez mais comodidade aos moradores do local. De grandes a microempreendedores, muitos empresários viram na região a oportunidade de investir e ter um bom retorno financeiro.
Nas principais ruas do conglomerado de bairros que forma o Cohatrac, os estabelecimentos comerciais dominam os imóveis. A grande maioria das residências deu lugar a pontos comerciais, escolas, cursos técnicos e outros estabelecimentos como na Avenida Leste Oeste, no Cohatrac II. Grandes terrenos também deram lugar a supermercados de grandes redes. As poucas casas que ainda resistem vão aos poucos sendo transformadas em pequenos pontos comerciais.
Os microempreendedores individuais ativos no sistema da Jucema representam 30% das empresas ativas no Cohatrac. Aldenir Amorim, por exemplo, tem uma loja de roupas femininas no Cohatrac IV. Há 26 anos comprou uma casa de esquina do quarteirão por 20 mil cruzados novos. No térreo, foram construídos quatro pontos comerciais, dos quais um é ocupado por ela. No primeiro piso, ela construiu 13 quitinetes, que estão sempre alugadas.
Se por um lado há centenas de pequenos comércios na região, por outro são muitas as grandes lojas. Há cinco meses os moradores do Cohatrac contam com o Shopping Passeio, um street mall que contou com investimentos de R$ 50 milhões. Das 50 lojas previstas no projeto, já estão em funcionamento 22 empreendimentos.
Segundo o coordenador administrativo e financeiro Leonardo Correia de Lima, o shopping vem se firmando como novo ponto de encontro de amigos e opção de lazer para as famílias.
“Esse é um shopping de bairro, um shopping de rua de acordo com a tradução, para atender a região específica do Cohatrac, Cohab, Anil. Como o bairro tem uma população grande e um bom potencial econômico, veio a possibilidade de montar um shopping aqui para atender os habitantes. É uma opção de diversão para a família, para as crianças, os jovens em geral”, disse.
Ensino
O grande número de habitantes na região também foi um atrativo para muitos que decidiram investir no ramo da educação. Hoje, o Cohatrac tem algumas das principais escolas particulares da cidade e até uma faculdade. Maíra Baroni, proprietária e diretora da Creche-Escola Aprender para Ser, é uma dessas pessoas que viu oportunidades no local. Ela uniu os conhecimentos das duas graduações, Pedagogia e Administração, para abrir o próprio negócio.
Ela lembra que a ideia inicial era investir em outro bairro da Cohab. Ela até fez uma pesquisa de possibilidade de implantar creches nesse bairro, mas como já tinha disponível um imóvel no Cohatrac, que ficou de herança após o falecimento de seu pai, a decisão foi de implantar o negócio nesse espaço.
Hoje, sete anos após a abertura da empresa, a creche oferece serviços de tempo integral e meio período além de escola de ensino fundamental. São cerca de 170 crianças, sendo 70 somente no serviço de creche (60 em tempo integral e 10 em meio período). “O nosso foco principal é essa área aqui do Cohatrac, Cohab, São Cristóvão, Cidade Operária. Mas também vêm pais do Turu e outros bairros procurar vagas. O Cohatrac é um bairro de essência comercial que está em constante ascensão. Muitas pessoas de outros lugares vêm procurar o comércio daqui porque esse é um dos melhores bairros com expansão comercial”, destacou Maíra Baroni.
LEIA MAIS: Cohatrac vive hoje processo de expansão e valorização imobiliária
Para se firmar no mercado local, em que há várias outras escolas, oferecer diferenciais nos serviços e investir na ampliação do negócio é a fórmula adotada na creche-escola. “A gente implantou uma proposta diferenciada, serviços como circuito de câmeras, em que os pais podem acompanhar as imagens pela internet, atendimento a crianças a partir de 6 meses de vida com equipe pedagógica multidisciplinar. Além disso, fizemos grandes reformas. Se eu não tivesse feito a primeira em 2010, ainda seríamos uma escolinha no Cohatrac”, declarou.
Saúde
A grande demanda e crescimento da região também atraem clínicas, laboratórios e hospitais particulares. Um deles é o Hospital São Domingos, que inaugurou uma unidade remota de Medicina Diagnóstica no Shopping Passeio em agosto deste ano. Bem próximo de suas casas, os usuários podem contar com diversos serviços do hospital como exames laboratoriais e de consultas médicas nas especialidades cardiologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, ginecologia, proctologia, clínica médica, entre outros.
De acordo com o presidente do hospital, Hélio Mendes, oferecer principalmente mais conforto e comodidade aos pacientes foi a intenção em implantar a unidade remota. “Sabemos hoje e não é novidade para ninguém da problemática da mobilidade urbana nas capitais brasileiras, o que não é exclusivo de São Luís. Nos maiores centros, as grandes unidades hospitalares têm esses atendimentos em lugares estratégicos para facilitar a vida do usuário. Esse foi o nosso caso”, disse.
Além de estarem perto de suas casas, os usuários ainda podem contar com o funcionamento da unidade até as 21h. Apesar do pouco tempo de funcionamento, o projeto vem mostrando bons resultados e o hospital já para outro grande bairro. “Estamos concluindo a unidade remota 2, que funcionará no Shopping Pátio Norte, no eixo Maiobão. Ela terá as mesmas características e finalidades para que dê ao usuário uma qualidade de vida melhor”, disse.
Números
3.192 é o número de empresas ativas no Cohatrac*
991 é a quantidade de microempreendedores individuais**
*segundo a Junta Comercial do Maranhão
**aqueles que faturam no máximo até R$ 60 mil por ano
Tradição católica atrai milhares ao Círio de Nazaré do Cohatrac
Evento religioso marca o calendário de manifestações populares da cidade de São Luis com as principais atividades da programação
[e-s001]Por mais um ano, a grande romaria pelas ruas do bairro encerrou o novenário do Círio de Nazaré do Cohatrac há uma semana. Milhares de pessoas participaram da celebração pagando promessas à santa que dá nome à maior paróquia da região. A colaboração da comunidade católica do papel também é uma das marcas da festa.
O Círio de Nazaré foi realizado entre os dias 25 de setembro até o dia 11 deste mês. O encerramento mais uma vez foi marcado por muitas demonstrações de fé. Já são 23 anos de Festa da Luz e um crescimento constante da participação da comunidade segundo o pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, padre Flávio Collins.
“Uma característica que temos no Cohatrac é a grande participação no Círio. Contamos com cerca de 1 mil pessoas na realização do Círio, são voluntários em diversas equipes de serviço. As pessoas sempre falam da grande unidade que há entre os moradores do Cohatrac que fazem acontecer a Festa da Luz, uma marca entre todas as igrejas de São Luís, um fato reconhecido pelo bispo. Até dizem assim: “Se o Cohatrac põe a mão, vai dar certo”, afirmou o pároco.
Ainda de acordo com ele, é a fé que os devotos tem na intercessão de Nossa Senhora que explica essa grande participação e engajamento. “Maria sempre arrasta multidões. Se observarmos os santuários ao redor do mundo, são na maioria marianos. Os santuários marianos conseguem arrastar as multidões até de uma forma diferente dos santuários ligados a Jesus. Não é um desvirtuamento da fé. Na verdade, é um instrumento de professar a fé verdadeira por meio de Maria”, explicou Flávio Collins.
Histórico
A grande festa que atualmente se encerra com uma romaria começou quando o Cohatrac ainda não era uma paróquia, mas uma comunidade que pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. Quando o Círio de Nazaré de Belém do Pará estava completando 200 anos de história e a aquela arquidiocese resolveu fazer uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas capitais brasileiras e São Luís também foi contemplada. Ficou decidido que o Cohatrac sediaria a visita.
Quando chegou a comitiva que transportava a imagem vinda por terra da cidade de Belém, uma equipe acompanhou a comitiva desde o km 1 da BR-135. Fio desse ponto que partiu o cortejo até a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade, onde foi celebrada uma missa na área externa da igreja, sito à Praça João Lisboa.
Após a celebração, a imagem seguiu em carreata até a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde permaneceu a noite toda numa vigília preparada por aquela paróquia. Na manhã seguinte, uma grande procissão seguiu levando a imagem para o Cohatrac. Durante a visita foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Cohatrac.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.