MOMENTO DE DESCANSO

Especialista explica como empresário pode descansar nos feriados sem prejudicar o negócio

Especialista explica como fluxo de caixa desorganizado e acúmulo de funções contribuem para o desequilíbrio da empresa, mas dá dicas para boa gestão.

Imirante, com informações da Assessoria

Atualizada em 12/02/2026 às 11h32
Empresas que depende apenas do dono revelam falhas estruturais, daí a importância do planejamento. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Empresas que depende apenas do dono revelam falhas estruturais, daí a importância do planejamento. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Com um calendário marcado por diversos feriados prolongados ao longo do ano, muitos empresários já se organizam para viagens e períodos de descanso. Para parte dos empreendedores, no entanto, as datas representam aumento de demandas e continuidade das atividades.

A percepção de que empreender garante flexibilidade de horários nem sempre corresponde à realidade. De acordo com o gestor empresarial e especialista em gestão estratégica Moisés Medeiros, a possibilidade de se ausentar do negócio está diretamente ligada ao nível de organização e planejamento da empresa.

“Descansar não é deixar o negócio de lado. É uma medida estratégica. O empreendedor precisa estar bem para tomar decisões assertivas e conduzir a empresa com visão de longo prazo”, afirma.

Segundo o especialista, a falta de planejamento financeiro é um dos principais fatores que impedem o empresário de parar. Fluxo de caixa desorganizado, ausência de reserva e centralização excessiva das funções tornam o gestor indispensável na operação diária.

“Quando o negócio depende exclusivamente da presença do dono, há um problema estrutural. Construir equipe e processos é fundamental para garantir continuidade mesmo em períodos de ausência”, explica.

Moisés ressalta que anos com muitos feriados não devem ser vistos apenas como desafios, mas como oportunidades para reorganização interna, planejamento e recuperação de energia.

Para empreendedores que desejam aproveitar os períodos de pausa sem comprometer a empresa, Moisés Medeiros elenca quatro orientações principais:

  1. Organizar o fluxo de caixa com antecedência, prevendo períodos de menor faturamento.
  2. Delegar funções estratégicas e operacionais, evitando centralização excessiva.
  3. Estabelecer processos claros e padronizados, que permitam continuidade das atividades.
  4. Planejar o calendário anual, incluindo períodos de descanso como parte da estratégia do negócio.

Ainda segundo Moisés Medeiros, empreender com sustentabilidade envolve não apenas crescimento, mas também equilíbrio. “O empresário precisa entender que descanso também é investimento na saúde da empresa”, conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.